Governo chinês toma medidas para mudar estilo de trabalho

O Gabinete do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) e o Gabinete do Conselho de Estado divulgaram recentemente uma ordem sobre a construção de prédios de luxo. Segundo o documento, entre os próximos cinco anos, todos os órgãos governamentais e do PCCh estão proibidos de construirem novas mansões, expandir os edifícios ou comprar novos imóveis.

A ordem ressalta que os órgãos devem melhorar a gestão de imovéis e aplicar capitais e recursos para desenvolver a economia e melhorar a vida do povo.

Especialistas indicaram que essas medidas são um passo do PCCh para reforçar sua auto-construção e mudar seu estilo de trabalho. Nos últimos anos, os cidadãos chineses reagiram fortemente contra as mansões luxosas.

De acordo com fotos e dados expostos pelos cidadãos na internet, os governos das regiões tanto ricas quanto pobres possuem prédios e mansões luxuosas como escritórios.

Esta foi a terceira vez que o novo governo reiterou a proibição de construir novos escritórios. O professor da Escola Central do Partido, Dai Yanjun, acha que as ordens são bem direcionadas.

"A reiteração deste assunto é bem direcionada. O governo visa superar a burocracia, o formalismo, o aproveitamento inadequado e o desperdício. Os prédios de alguns governos estão mais altos e luxuosos e isso afeta a imagem do governo junto a população. Isto é reflexo da extravagância e do desperdício."

Desde o 18º Congresso Nacional do Partido Comunista da China, a mudança do estilo de trabalho tem sido uma missão importante do governo. As mansões dos órgãos é uma exposição de extravagância e pode sinalizar uma corrupção subjacente. As medidas tomadas são uma resposta do governo ao povo chinês.

A ordem recente foi a 11ª desde 1988, quando a primeira proibição de construção de prédios de órgãos foi lançada. No entanto, as ordens não foram totalmente concretizadas. Este documento mais recente é mais claro e mais operacional. O professor da Academia de Administração Governamental da China, Wang Yukai, expressou sua opinião sobre o documento.

"Antigamente, as ordens não declaravam as punições, caso fossem violadas. Como resultado, as diretrizes dos documentos não foram bem aplicadas. Desta vez, o documento indica claramente que as ações são proibidas nos próximos cinco anos e também declara quais as medidas para enfrentar os possíveis problemas durante sua vigência. É muito operacional."

A construção do sistema também é indispensável para superar os problemas de extravagância, acrescentou o professor Wang.

"É importante ter um sistema para garantir a aplicação de ordens como estas. As punições devem ser decididas, se tornarem como uma regra ou lei e serem reconhecidas pelos funcionários. Isto é uma forma sustentável."

Wang indicou que a China enfrenta as tensões de desaceleração da economia. O governo pode utilizar o dinheiro nos setores relacionados a melhoria da qualidade de vida do povo.

Fonte: Rádio Internacional da China