Corrupção encarece preços de remédios em 20%, diz especialista
Vinte por cento do custo de um típico remédio na China corresponde ao suborno pago na compra e venda dos produtos, afirmou um jornal chinês, citando um especialista da indústria.
Publicado 29/07/2013 13:37
Yu Mingde, diretor da Associação das Empresas Farmacêuticas Chinesas, disse que o custo das vendas geralmente representa 30 a 40% do preço final de um remédio, incluindo tanto os chamados gastos razoáveis como os pagamentos ilegais, segundo uma reportagem veiculada no Jornal da Juventude Chinesa, na edição desta segunda-feira (29).
Os gastos razoáveis incluem salários e despesas de viagem de representantes de vendas, assim como despesas incidentais.
Diversos casos de suborno na indústria farmacêutica vieram à tona desde o início de julho. No dia 11 do mesmo mês, o Ministério da Segurança Pública do país anunciou que alguns dos funcionários da GlaxoSmithKline (GSK) China estavam sendo investigados por suspeita de suborno e violações fiscais.
Outras pessoas envolvidas no caso, entre elas representantes de vendas e médicos, também estavam sob investigação.
Para eliminar a corrupção no setor médico, Yu disse que é preciso criar um sistema sólido de mercado para incentivar concorrência entre hospitais.
O especialista também pediu punição mais rigorosa para os criminosos e incentivo para os hospitais avançarem na reforma de saúde.
Fonte: Rádio Internacional da China