Novos robôs de controle remoto explorarão o espaço
A Nasa testa robôs denominados K 10, que permitem estudar outros mundos e são dirigidos pelos astronautas de suas naves.
Publicado 29/07/2013 16:10
É a primeira vez que a agência espacial estadunidense utiliza o sistema de controle remoto, conhecido como "Rapid", para este tipo de expedições, no entanto, o software foi usado em robôs móveis ou gruas robóticas.
A agência espacial norte-americana realiza testes com a ajuda dos astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS), como o engenheiro Chris Cassidy, que, de seu posto no módulo orbital, testou os veículos na superfície terrestre.
O projeto propõe que os astronautas do futuro orbitem outros corpos planetários, como Marte, asteroides e a Lua, e utilizem este método para realizar trabalhos na superfície.
Segundo a NASA, será realizada uma sessão de teste com a ISS em agosto, durante a qual os especialistas inspecionarão a antena enviada nos últimos estudos e trabalharão a interação humano-robô.
Os robôs são utilizados para ajudar, aumentar ou substituir os astronautas com o fim de realizar tarefas difíceis como reparos em ambientes perigosos e passeios em superfícies de outros planetas.
Fonte: Prensa Latina