SSA: MPL mantém ocupação e faz nova manifestação

Passeata do Movimento Passe Livre reuniu centenas de manifestantes, do Campo Grande até a Câmara de Vereadores. Ao longo do percurso, muitas palavras de ordem, demonstrando à população necessidade da redução da tarifa. A UNE e a UEB participaram do ato, em solidariedade à ocupação da Casa Legislativa, ocorrida há uma semana. Além do apoio moral, levaram mantimentos, para garantir a permanência do movimento.

Na frente da Câmara, foi queimada uma caixa preta, simbolizando a Caixa Preta do Steps, como forma de cobrar a abertura da mesma para investigação de irregularidades na licitação do transporte público da cidade. Esta é uma das exigências do MPL, assim como a redução da tarifa para R$ 2,50, o bilhete único pelo período de três horas consecutivas para todos os usuários do transporte coletivo e a extensão do Domingo é Meia para quem utiliza o Salvador Card.

De acordo com Alan Valadares, presidente da UJS Salvador (União dos Jovens Socialistas), o prefeito ACM Neto está perdendo a oportunidade de dialogar com o movimento e demonstrar à população que administra um governo democrático. Desde o início, o grupo tem sinalizado que está aberto ao diálogo para a resolução dos problemas.

Outro problema sobressaltado pelo militante é a forma como o movimento tem sido noticiado pela grande imprensa. “Temos percebido a ausência da mídia nas manifestações. Reflexo do que tem sido publicado”. Por conta disso, o grupo de ocupação aposta na mídia alternativa e das redes sociais. Por isso, criou o O Ninja, na tentativa de transmitir as mensagens ao público.

Assembleia

No sábado, foi realizada nova assembleia, na qual ficou definido novo ato na quinta-feira (01/08), às 10h, com concentração na Câmara, rumo à Estação da Lapa. “Vamos continuar pressionando até chegar um denominador comum, que traga benefícios para população soteropolitana”, afirma Alan. O objetivo é promover o passe livre durante o período da manifestação. Em seguida, o MPL segue para a sede do Sindicato de Transporte de Passageiros de Salvador (Setps), no Comércio.

De Salvador,
Maiana Brito