Juventude cubana presente em Diálogos Culturais em El Salvador

O líder juvenil cubano Yoel Barrios, convidado aos Diálogos Culturais de inverno realizados aqui, expressou nesta quinta-feira (31) que os jovens precisam de uma estratégia de preparação política e ideológica para transformar a sociedade.

Barrios, diretor da Escola Nacional de Quadros da União de Jovens Comunistas de Cuba, participou destes encontros organizados pela secretaria de Arte e Cultura da Frente Farabundo Martí para a Libertação Nacional (FMLN), entre 16 de julho e 13 de agosto na Universidade de El Salvador (UES).

Junto a Margarito Nolazco, secretário da juventude do FMLN, e ao produtor Pedro Manuel Alfaro, Barrios participou de um painel que teve como tema principal "Juventude e transformação social", que desta vez reuniu um grupo de estudantes e professores da UES.

Durante sua intervenção, o jovem dirigente cubano lembrou da participação ativa dos jovens da ilha no último processo revolucionário iniciado em 26 de julho de 1953, quando um grupo de combatentes assaltaram a segunda fortaleza da ditadura militar que dominava seu país.

"A juventude cubana tem estado sempre nos papéis preponderantes da sociedade e isso se demonstra hoje, ao estar envolvida com as mudanças em Cuba" expressou.

Em sua intervenção, Barrios sublinhou que nove porcento dos deputados do parlamento cubano são jovens, que são parte fundamental da defesa do país e que estão presentes em outras muitas ações de alto valor social.

"Os jovens têm em Cuba uma importante participação cidadã nas decisões de toda a sociedade", enfatizou.

Por sua vez, o líder da juventude do FMLN fez referência a temas mais urgentes da juventude salvadorenha, enfocando a busca de empregos, melhores formas de educação pública, e participação social em todos os projetos de crescimento da sociedade.

"Os jovens são um instrumento importante no desenvolvimento dos povos, e os partidos políticos não podem ser indiferentes a isso", disse.

Os Diálogos Culturais de inverno são uma iniciativa do FMLN que têm como propósito promover o debate cultural, sobretudo em temas relacionados à política, ética, utopia, e participação cidadã, entre outros.

Fonte: Prensa Latina