Marcha das Vadias acontece nesta quinta (1º) em Barreiras-BA

Para denunciar a violência contra a mulher na região, moradoras do município de Barreiras, no Oeste da Bahia, promovem uma Marcha das Vadias, nesta quinta-feira (1º/8). A concentração será em frente à Câmara Municipal, às 17h, e o destino é a Praça Castro Alves, onde o movimento será encerrado com a leitura de um manifesto.

Segundo os organizadores, a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) de Barreiras já registrou 2.580 ocorrências de violência contra a mulher, desde a instalação, em 2008. No Brasil, a cada 15 segundos uma mulher é espancada por um homem.

Essa é a segunda vez que o município baiano promove a Marcha das Vadias. No ano passado, o movimento saiu às ruas com a mesma bandeira e, dessa vez, “inclui os crescentes casos de estupro, bem como traz à reflexão sobre a tolerância à violência de gênero e o respeito à liberdade sexual das mulheres”.

Antes da marcha, os organizadores promoveram atividades preparatórias, como oficinas de cartazes, sarau, bazares nas feiras e panfletagens.

A marcha

A Marcha é um movimento internacional surgido em 2011, no Canadá, quando ocorreram diversos casos de abuso sexual contra mulheres na Universidade de Toronto. Na ocasião, um policial sugeriu que elas "evitassem se vestir como vadias, para não serem vítimas".

Da Redação