Bahia sedia encontro internacional sobre Trabalho Decente

Na segunda e terça-feira (05 e 06/08), a Bahia reunirá cinco países do “cone sul”, incluindo o Brasil, no Encontro Internacional de Agendas Subnacionais de Trabalho Decente, promovido pela Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e Organização Internacional do Trabalho (OIT).

A abertura do evento acontece às 8h30, no Hotel Deville, em Salvador, com a presença do governador Jaques Wagner, do diretor da OIT para o Cone Sul da América Latina, Guillermo Miranda; do ministro do Trabalho, Emprego e Seguridade Social da Província de Santa Fé/Argentina, Julio Cesar Genesini; do secretário da Setre, Nilton Vasconcelos; da diretora da OIT no Brasil, Laís Abramo, dentre outras autoridades.

O encontro internacional é fruto do fórum de “Fomento y Calidad Del Empleo”, realizado em junho de 2012, na Região de Maule, na Província de Talca, no Chile, quando a Agenda Bahia do Trabalho Decente foi apresentada pelo secretário Nilton Vasconcelos. Na oportunidade, foi discutida a criação de rede de agendas locais na América do Sul, definindo que além deste seminário, um segundo acontecerá na província de Santa Fé, na Argentina.

Estarão presentes delegações do Uruguai, Paraguai, Chile e Argentina, além de representantes de 11 estados brasileiros (Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Tocantins, São Paulo Distrito Federal e Bahia). O encontro contará também com quatro prefeituras e o Consórcio Intermunicipal da Grande ABC; integrantes dos Escritórios da OIT no Brasil, Chile e Argentina; e membros do Comitê Gestor para o Programa Bahia do Trabalho Decente.

Trabalho Decente

Conceito definido pela OIT em 1999, trabalho decente é um "trabalho adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, equidade e segurança, capaz de garantir uma vida digna".

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações da Setre