Agência antidrogas também é acusada de espionagem nos EUA

A Agência Nacional Antidrogas (DEA) compartilha informação privada de cidadãos com outros organismos de espionagem nos Estados Unidos, em uma operação que está ativa e oculta durante anos.

Os procedimentos e resultados de interceptações telefônicas, interferência de comunicações digitais e gravações de vídeo ou áudio são analisados também por instituições norte-americanas como o FBI, a CIA e a Agência de Segurança Nacional (NSA).

O organismo da DEA encarregado desta interrelação com outras instituições de segurança norte-americanas é a Divisão de Operações Especiais (SOD, por sua sigla em inglês), explicaram nesta segunda-feira (5) vários meios de comunicação na Internet.

O Serviço de Rendas Internas e o Departamento de Segurança Interior também manejaram dados classificados fornecidos e coletados pela SOD durante investigações policiais iniciadas para a detecção de delitos de narcotráfico.

Ao todo, o banco de dados da DEA, denominado DICE, tem cerca de um bilhão de informações secretas de cidadãos norte-americanos que podem ser revisadas por 10 mil especialistas federais das agências mencionadas.

Estas revelações são feitas enquanto ainda está quente o escândalo pelo gigantesco sistema de espionagem global da NSA, um programa revelado pelo ex-técnico terceirizado da CIA Edward Snowden, que terminou asilado e acusado de traição por Washington.

Fonte: Prensa Latina