Chico Lopes comenta reclamações sobre operadoras de telefonia

O deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE) levará à Comissão de Defesa do Consumidor, da Câmara Federal, as informações sobre as reclamações contra as operadoras de telefonia celular no Ceará.

As companhias Tim e Oi acumularam grande número de reclamações por parte dos consumidores e foram notificadas pelo Procon Fortaleza sobre duas falhas de maior porte. Para o deputado, trata-se de "exemplos que, infelizmente, confirmam que a má qualidade de serviço é regra, e não exceção, no caso das operadoras de telefonia móvel".

"Esse problema com as operadoras de celular vem continuando há bastante tempo, e não vemos melhora, nem uma atuação mais forte por parte da agência reguladora, em prol de mais resultados para proteger os consumidores, garantir mais qualidade nos serviços e ressarcir os clientes que são prejudicados nos 'apagões'", afirma o deputado Chico Lopes, membro titular da Comissão de Defesa do Consumidor, da Câmara Federal.

"Resta ao cidadão procurar os órgãos de defesa do consumidor, e nesse ponto parabenizamos tanto os cidadãos de Fortaleza, que estão cada vez mais atentos e comparecem para registrar suas reclamações, quanto o Procon Fortaleza, que vem tomando medidas concretas para tentar diminuir o verdadeiro desrespeito das operadoras com os clientes", acrescenta Chico Lopes.

"As pessoas devem ir ao Procon, formalizar sua reclamação, não podem deixar pra lá. Assim como levaremos essas informações à Comissão de Defesa do Consumidor, para ajudar na discussão de providências sobre esse problema, em nível nacional".

Para o deputado, tantas falhas nos serviços deixam claro que se trata de uma questão maior, estrutural. "As operadoras vendem mais linhas e fazem promoções para atrair mais clientes do que podem atender. Aumentam seus lucros, mas não investem para garantir qualidade do serviço. Daí haver problemas tão frequentes, atrapalhando o trabalho e o dia-a-dia das pessoas", complementa Chico Lopes.

Multas

O processo administrativo aberto pelo Procon Fortaleza contra as operadoras Tim e Oi pode gerar multas entre R$ 600 e até R$ 9 milhões. Entre janeiro e julho deste ano, conforme o Procon Fortaleza, a TIM contabilizou 93 reclamações e 20 audiências, enquanto a Oi teve 542 processos abertos na sede do órgão (e mais 10 no site) e 211 audiências. Os "apagões" que motivaram o processo administrativo aconteceram nos dias 25 de abril (Oi) e 8 de maio (TIM).

Procon Fortaleza

O telefone de atendimento do Procon Fortaleza é o 151, de 8h às 17h. Já o atendimento na sede do órgão (Rua Major Facundo, 869, Centro) acontece de 8h às 14h.


Fonte: Assessoria do deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE)

Leia também:
Procon Fortaleza instaura processo contra operadoras de telefonia