Em situação de pobreza, indígenas paraguaios denunciam abandono

Um grupo indígena paraguaio amanheceu acampado, nesta quarta-feira (7), no Instituto Paraguaio do Indígena (Indi) para protestar por maior atenção às suas necessidades. Os manifestantes querem alimentos e ajuda para melhorar as casas em que vivem. Pelo menos 500 pessoas estão na capital Assunção para pedir ajuda governamental.

Indígenas paraguaios protestam em Assunção/ Foto: TeleSUR

Porta-vozes do grupo declararam que eles esperam ser atendidos por autoridades do Indi. Os indígenas têm denunciado, em reiteradas ocasiões, o abandono por parte do governo Federico Franco.

Leia também:
Peru: Pressão contra projeto de gás provoca renúncia de ministros
Indígenas da Aldeia Maracanã se reúnem com Pasta da Cultura

Um integrante da comunidade Fortuna, Cándido Méndez, no departamento de Canindeyú, afirmou à TeleSur que as famílias indígenas se encontram em condições miseráveis, sem estradas, nem eletricidade e sem comida.

Méndez afirmou que, em reunião com os indígenas, o presidente do Indi, Rodolfo Assereto, se reuniu com eles, mas sem respostas favoráveis, pois queria apenas entregar alguns alimentos que sequer era suficiente para todos os afetados.

O assessor da presidência do Indi, Derlis Sosa, se queixou aos meios de comunicação que os indígenas “frequentemente vêm pedir comida” e qualificou de “exageradas estes pedidos”.

Da Redação do Vermelho,
com TeleSUR