Ban Ki-moon pede soluções para os povos indígenas

A Organização das Nações Unidas (ONU) pediu, nesta quinta-feira (8), ações concretas para enfrentar os desafios que enfrentam os povos indígenas, incluindo a marginalização e exclusão, e para cumprir todos os compromissos e acordos feitos à esse respeito.

Ban Ki-moon, secretário geral da ONU

“(Os índigenas) representam uma diversidade notável, com mais de cinco mil grupos diferentes em cerca de 90 países, somam 370 milhões de pessoas, 5% da população mundial”, disse o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

Em mensagem por ocasião do Dia Internacional dos Povos Indígenas do Mundo (celebrado em 9 de agosto), o chefe do organismo mundial sublinhou a importância de assegurar a participação dos povos originários em diferentes níveis de tomada de decisão.

Leia também:

Ban Ki-Moon volta a pedir a libertação de Mursi, deposto no Egito
Ban Ki-Moon apela para segurança contra armas nucleares

Ele também alegou que a presença destes grupos nas discussões atuais ajuda o avanço em direção à realização dos chamados Objetivos de Desenvolvimento do Milênio até a data limite de 2015, além da definição da agenda de desenvolvimento posterior.

“Os povos indígenas querem que o desenvolvimento leve em conta sua cultura e identidade e o direito de definir o seu próprio destino”, afirmou o chefe da ONU, que pediu aos Estados que cumpram os tratados e acordos relacionados a estas comunidades para uma melhor compreensão de seus pontos de vista e valores.

Ele disse que essas ferramentas são essenciais para a proteção e promoção dos direitos indígenas e para o estabelecimento de visão política e estrutura para que diferentes culturas convivam em harmonia.

Ban Ki-moon confirmou que a Conferência Mundial dos Povos Indígenas programadas para setembro 2014 servirá para fazer avançar a causa desses grupos em todos os lugares.

O Dia Internacional dos Povos Indígenas do Mundo foi criado pela Assembléia Geral da ONU em dezembro de 1994.

Da redação do Vermelho,
Com informações da Prensa Latina