Evaldo Lima destaca avanços nas obras de mobilidade urbana

O vereador Evaldo Lima (PCdoB) fez o uso da palavra para ressaltar que as obras de mobilidade urbana que ligam a avenida Antônio Bezerra à avenida Engenheiro Santana Júnior são as mais baratas e mais ecológicas, quando comparadas às realizadas pelas gestões municipais anteriores.

O parlamentar explicou que desde a primeira concepção da obra, em 2003, na época do governo Juraci Magalhães, o projeto sofreu diversas alterações e intervenções e atualmente está mais econômico e mais ecológico. “Estou absolutamente convencido que o melhor projeto é o que a gente apresenta agora, tanto do ponto de vista econômico e ecológico”.

Evaldo mostrou diversas concepções das obras e mostrou que as duas ideias anteriores de mobilidade urbana, eram mais invasivas no Parque do Cocó e mais caras também, e explicou que fazer os túneis custariam mais e seriam obras mais demoradas. “Em 2003, existia uma grande rotatória com dois viadutos muito mais impactantes do que agora. No segundo projeto, do arquiteto Fausto Nilo, o impacto e as rotatórias se tornaram muito mais significativas ao Parque do Cocó″, explicou.

O parlamentar explicou também que para diminuir o impacto ambiental no local, ao cortar uma árvore, mais três estão sendo plantadas no Parque do Cocó, e assegurou que as árvores derrubadas não fazem parte do ecossistema do local. “São árvores do tipo algodão do ceará, castanhola e cajueiros, e nenhuma das três árvores fazem parte do ecossistema do Cocó. Não há obra sem impacto ambiental, mas essa é a melhor alternativa, porque as demais versões adentravam na área verde”, afirmou.

Evaldo concluiu seu uso na tribuna indagando sobre os campos de futebol que existem dentro do Parque do Cocó que não chamaram atenção dos ativistas que se opõem às obras de mobilidade urbana. “A gente tem lá dois campos de futebol, mas a gente não vê os supostos ambientalistas fazendo esse questionamento”.

Fonte: Câmara de Fortaleza