Evaldo Lima apresenta ações do Executivo para mobilidade urbana

O vereador do PCdoB convidou o povo de Fortaleza a participar da programação da Prefeitura durante a Semana de Mobilidade Urbana.

Usando o tempo da liderança do governo, o vereador Evaldo Lima (PCdoB) apresentou as ações da atual gestão para comemorar com os cidadãos fortalezenses a Semana de Mobilidade Urbana. A programação, repleta de atividades socioeducativas sobre trânsito, prossegue ayé o dia 25 de setembro com o tema: Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito. Efeitos, responsabilidades e escolhas.

“A gestão do prefeito Roberto Cláudio tem como diretrizes fundamentais para Fortaleza implementar o sistema integrado de mobilidade urbana e sustentável; implementar técnicas de planejamento do crescimento urbano; investir na oferta de transporte público de qualidade, dentre outras”, diz o vereador.

No domingo (22), Dia Mundial Sem Carro, o aterrinho da Praia de Iracema será palco da concentração do passeio ciclístico que irá inaugurar a ciclofaixa na rua Ana Bilhar. “Não custa lembrar que a Prefeitura está elaborando o Plano Diretor Cicloviário que tem como objetivo dotar a cidade de Fortaleza de infraestrutura e instrumentos eficazes para a implantação de uma rede de ciclorrotas, integrada ao sistema de transporte público de passageiros e aos equipamentos urbanos, assim como para incentivo a utilização de meios de transporte não motorizados”, diz.

Atualmente, Fortaleza conta com 74km de ciclovias. Conforme explicou Evaldo, Fortaleza ganhará mais 40km e o Plano Diretor Cicloviário também vai apontar os locais mais adequados para bicicletários.

Segundo o parlamentar, instituir uma política pública para uso intensivo das calçadas e dos parques públicos, instituir uma política pública para uso intensivo das calçadas e dos parques públicos, construir corredores exclusivos de transporte público completam as diretrizes da atual gestão para mobilidade. “O nosso dever como cidadão é pressionar por essas mudanças. Por mais que o Código Brasileiro de Trânsito, em vigor desde 1997, assegure ao pedestre a preferência em relação aos veículos, poucas cidades conseguiram colocar em prática essa máxima”, diz. “É necessário um intenso trabalho de conscientização, tanto de motoristas e pedestres, além de uma intensa fiscalização”, conclui.

Programação completa da Semana de Mobilidade Urbana

Fonte: Assessoria do vereador Evaldo Lima (PCdoB)