Teatro Imperator sedia 2ª Conferência de Cultura do Rio

A 2ª Conferência Municipal de Cultura do Rio de Janeiro ocorreu no Teatro Imperator, no Méier, na segunda (5) e terça-feira (6), e reuniu entidades, coletivos, personalidades, artistas, acadêmicos, o poder público. Todos com um único interesse: debater e ampliar o acesso à cultura no município carioca.

A Conferência, no total, contou com a presença de 524 participantes de diversas regiões da cidade. 25 delegados foram eleitos pelos participantes, e representarão a capital na Conferência Estadual de Cultura.

As atividades desta II Conferência foram transmitidas ao vivo via internet e o conteúdo, em breve, estará disponível no YouTube. Acompanhe, também para mais informações, acessando o site: http://www.conferenciaculturario.com.br/

Fernando Marray, pela coordenadoria municipal de juventude da capital; e Felipe Redó, pela Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro; foram eleitos delegados pelo poder púbico. Fernando Marray falou sobre a conferência:

“A Conferência Municipal de Cultura conseguiu discutir metas para a construção do plano municipal de cultura, tentando garantir um beneficio maior à juventude, dando mais visibilidade à juventude negra e de baixa renda. Um plano municipal de cultura que amplie as oportunidades da juventude do Rio de Janeiro”, finalizou Marray.

Maurício Carneiro Lima (DJ SADDAM), que é dirigente estadual da Nação Hip Hop Brasil, foi um dos delegados eleitos pela sociedade civil. Saddam falou das discussões e propostas levantadas na II Conferência:

“A conferência foi positiva apesar de alguns problemas de convocação, foi pouco divulgada, o que provocou uma baixa participação do público. Ao contrário da primeira conferência, ainda na gestão Jandira Feghali, essa não foi precedida de reuniões setoriais e pré-conferências regionais. A conferência foi marcada por criticas à atual gestão da secretaria municipal de cultura. A cobrança principal foi a questão do pouco diálogo entre a secretaria, a sociedade civil organizada e os fóruns de cultura. Também foi questionado o processo que elegeu o atual conselho municipal de cultura. Levaremos para a conferência estadual todos os pontos aprovados nesta etapa municipal, com destaque para a desmilitarização da cultura nas favelas, pois hoje os comandantes da Polícia Militar nas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) precisam autorizar os eventos culturais nas favelas, e muita coisa é impedida de ser realizada, como por exemplo muitos eventos de funk. Outra proposta apresentada foi a solicitação de que a secretaria de cultura tenha o comando do Viradão Carioca, que vem sendo dirigido pela RioTur; e nós entendemos que dessa maneira o Viradão perdeu a função de integrar a cidade, e acabou virando virou um carnaval fora de época da Rede Globo. Também temos o objetivo de levar à estadual e em seguida à nacional o projeto de incluirmos a cultura no artigo 6 da constituição federal , para que a cultura passe vigorar como direito social”, finalizou Saddam.

Em entrevista ao O Globo, o secretário municipal de cultura, Sérgio Sá Leitão, afirmou que o evento foi uma oportunidade para aprofundar o debate sobre a política pública de cultura em parceria com a sociedade civil.

— Queremos ouvir os cidadãos cariocas e entender quais são suas preocupações e interesses na área cultural, de modo a elevar a eficiência e a eficácia de atuação da Secretaria — afirma o secretário Sá Leitão.

Confira a lista dos delegados eleitos da Sociedade Civil:

Titulares
Veruska Delfino – 150 votos
Sheila Aparecida Melo – 148 votos
Ana Carolina Limas – 144 votos
Aderbal Moreira Costa – 142 votos
Dyonne Boy – 125 votos
Marcus Galiña – 123 votos
Rodrigo de Bonis – 122 votos
Maria Souto de Carvalho – 118 votos
Veríssimo Junior – 117 votos
João Carçlos Artigos– 116 votos
Adriana Schneider – 110 votos
Mauricio Tadeu (Saddam) – 107 votos
Reinaldo Santana – 99 votos
Ítala Ísis de Araújo – 98 votos
Zé Alex – 97 votos
Binho Cultura – 91 votos

Suplentes
Isabel Seixas – 80 votos
Paulinho Sacramento – 71 votos
Adil Tiscate – 70 votos
Fatima Verônica – 69 votos
Karen Kristien Silva dos Santos – 69 votos
Alvaro Maciel – 65 votos
Mauro Barros – 58 votos
Iléa Ferraz – 57 votos
João Herculano – 57 votos
Editon Dias – 55 votos
Ana Lucia Pardo – 54 votos
Daniela Broitman – 53 votos
Rosane Campelo – 52 votos
Julio Barroso – 50 votos
Viviane Rodrigues – 48 votos
Deborah Motta- 46 votos

Do Vermelho RJ

(atualizada às 10h56 em 8/8/13)