Trabalhadores da TAM protestam contra ameaça de demissões

Um grupo de pilotos, co-pilotos, comissários de voo e sindicalistas estendeu até as 8h30 de hoje (8) a manifestação iniciada às 4h30 contra a ameça de demissões na companhia aérea TAM, no Aeroporto de Congonhas, na zona sul da cidade.

Durante o protesto, eles chegaram a impedir o atendimento na área de check-in. Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), sete voos no total, incluindo os das demais companhias, tiveram atrasos no início da manhã.

Mais cedo, os manifestantes fecharam um dos principais acessos ao terminal aéreo, o Túnel Paulo Autran, dificultando a chegada dos passageiros que iriam embarcar. “Queremos o fim das demissões, a abertura e transparência nas negociações e que o governo federal adote uma política de transporte aéreo”, defendeu Uébio José da Silva, presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aéreos, entidade ligada à Força Sindical.

Ele disse que o anúncio da TAM, de cortar 811 funcionários, é o ponto de partida para que se faça um número maior de demissões, o que fragiliza o setor no momento em que o Brasil se prepara para sediar grandes eventos como a Copa do Mundo, no ano que vem, e as Olimpíadas, em 2016.

Fonte: Agência Brasil