Sindicatos se mobilizam contra o trabalho terceirizado

Trabalhadores de várias centrais sindicais brasileiras realizam hoje manifestações em várias cidades do país contra o projeto de lei 4.330, em trâmite no Congresso, que amplia o trabalho terceirizado.

Convocada pela Central de Trabalhadores do Brasil (CTB), pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), pela Central Geral (CGTB) e pela Força Sindical, entre outros, o protesto pretende se manifestar contra o projeto de resolução que visa mudar as regras e normas trabalhistas com a terceirização.

A decisão de realizar mobilizações veio depois de fracassada uma nova rodada de diálogos com parlamentares e membros do Governo.

Segundo os sindicatos, a proposta de lei constitui um retrocesso, já que os contratos entre empresas para a prestação de serviços limitam os direitos e deveres dos trabalhadores e prejudica os salários.

Apesar da reivindicação ao Executivo e aos deputados para cancelar o projeto 4.330, um grande número de empresários continuam pressionando para garantir a aprovação dessa medida, que prejudica os brasileiros, afirmou Wagner Gomes, máximo representante da CTB.

Gomes alertou que está na etapa final a discussão de dito projeto no Congresso, que mudará completamente a situação dos assalariados, pois será permitido que empresários terceirizem qualquer trabalho ou setor.

"A proposta, elaborada pelo parlamentar Sandro Mabel, do Partido do Movimento Democrático do Brasil (PMDB) foi sancionada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara de deputados e está prevista para votação no próximo dia 13", informou.

O presidente da CTB anunciou que assistirá ao ato de São Paulo, na Avenida Paulista, em frente da Federação de Indústrias do estado (Fiesp).

"Não podemos abrir as portas à terceirização, que significaria redução de direitos e menores salários", afirmou.

Fonte: Prensa Latina