ONU afirma que cultivo de coca diminui na Colômbia

O cultivo de coca na Colômbia, um dos maiores produtores mundiais juntamente com a Bolívia e o Peru, caiu em um quarto, em 2012, de acordo com um novo estudo apresentado nesta quinta-feira (8) pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e pelo governo.

A folha de coca é consumida há séculos por indígenas e populações andinas e não é considerada droga / Foto: UNODC

A área cultivada na Colômbia caiu para 48 mil hectares, abaixo dos 64 mil em 2011, afirmou o UNODC em um comunicado sobre a pesquisa.

Leia também:
Bolívia reduz a produção de coca por conta de política antidrogas

Dos 32 departamentos do país, o cultivo de coca está presente em 23. Destes, o cultivo caiu em 17. Nariño, Putumayo, Guaviare e Cauca viram os maiores declínios e sete departamentos estão agora abaixo do nível de 100 hectares.

Enquanto isso, mais coca foi cultivada em Caquetá, Chocó e Norte de Santander. As imagens de satélite e levantamentos de campo mostraram que cerca de 80% do cultivo se concentra em oito departamentos, com cerca de metade em apenas três dessas áreas.

“O impacto dos esforços do governo para erradicar o cultivo ilícito de coca é visível. No entanto, as pesquisas de 2012 e anteriores mostram que, após que a erradicação ocorre, muitas vezes o cultivo é retomado em novas ou antigas áreas”, disse Bo Mathiasen, representante do UNODC na Colômbia.

Ele acrescentou que a erradicação de culturas, mesmo quando produz resultados positivos, devem ser complementados por sistemas alternativos de subsistência para melhorar as condições sociais, econômicas e ambientais e para obter uma redução sustentável na área sob cultivo.

É menos lucrativo produzir coca do que no passado, a pesquisa relatou, mesmo com um agricultor arrecadando uma renda média de US$ 1.220 por ano. O valor agrícola da folha de coca e seus derivados, como pasta de coca e base de cocaína, foi estimado em US$ 370 milhões em 2012, abaixo dos 422 milhões em relação ao ano anterior. Corresponde a 0,2% do produto interno bruto (PIB) nacional e 3% do PIB relacionado ao setor agrícola.

O número de famílias envolvidas no cultivo de coca caiu 3%, dos 62.400 em 2011 para 60.600 em 2012.

Em 2005, 82% dos plantadores de coca eram dependentes da cultura e seus derivados, em comparação com 60% na pesquisa deste ano. O estudo também informou que cerca de 30% dos agricultores estão envolvidos na conversão da folha de coca para a base de cocaína – metade do valor de 2005.

Fonte: ONU