Reforma Política: deputado diz estar atento à sugestão popular

O coordenador do grupo de trabalho que elabora propostas sobre a reforma política e a consulta popular sobre o tema, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), afirmou nesta quinta-feira (8) que o tema já recebeu mais de 1,6 mil mensagens de cidadãos com sugestões pelo portal e-Democracia.

Estão sendo discutidos 200 tópicos sobre pontos polêmicos da reforma, como o voto facultativo nas eleições e o voto aberto em todos os tipos de votação na Câmara e no Senado.

O internauta pode acessar a página do e-Democracia para dar sua sugestão, discutir ou apenas acompanhar os debates. Mais de 16 mil visitantes já acessaram a página.

Outro canal de participação popular sobre a reforma política é a da Central de Comunicação Interativa da Câmara dos Deputados, que registrou, entre junho e julho, 1.354 manifestações referentes ao tema, das quais 1.159 foram registradas no 0800 619 619; e 195 no Fale Conosco (e-mail).

Os deputados que fazem parte do grupo de trabalho se mostraram atentos às sugestões e prometem levá-las em consideração na elaboração das propostas. “Todas as sugestões serão debatidas”, afirmou Vaccarezza. “Eu vou informar os parlamentares sobre as sugestões que chegaram, pois elas também fazem parte do debate, mas isso não quer dizer que elas serão aprovadas”, esclareceu.

Entre as propostas feitas à Central de Comunicação Interativa estão: fim do voto obrigatório; fim da reeleição ou limitação de eleições para qualquer cargo; fim do voto secreto na Câmara e no Senado; redução dos subsídios de deputados e senadores; financiamento público de campanha; fim do foro privilegiado e adoção do sistema unicameral.

Como participar:
Os canais de participação popular nos debates sobre reforma política são os seguintes:
– Comunidade virtual no e-Democracia (http://edemocracia.camara.leg.br)
– Telefone 0800 619 619;
– Fale Conosco, por e-mail.

Da Redação em Brasília
Com Agência Câmara