Últimas obras completam publicação de José Saramago no Brasil

Os romances "Levantado do chão" e "Memorial do convento", do autor português José Saramago, serão lançados nesta terça-feira (13), no Brasil, para concluir a publicação brasileira da obra completa do vencedor do Nobel da Literatura de 1998. Saramago morreu em 2010, com 87 anos, na Espanha, onde viveu por décadas.

José Saramago - Nuno Ferreira Santos

De acordo com a Fundação José Saramago, o lançamento dos dois livros acontecerá em São Paulo, no Brasil, numa sessão que contará com a presidente da fundação, Pilar del Río (viúva do autor), com o escritor moçambicano Mia Couto, vencedor do Prêmio Camões 2013, e com a autora brasileira Andréa del Fuego, vencedora do Prêmio José Saramago em 2011.

O romance Levantado do chão foi publicado em Portugal em 1980 e a história desenrola-se na região do Alentejo, entre 1900 e 1975, considerada um registro político sobre a luta pela sobrevivência.

Memorial do convento, publicado dois anos depois, recua ao tempo do reinado de D. João V, durante a construção do convento de Mafra, que fica a 25 quilômetros da capital portuguesa, Lisboa, e é constituído de um palácio e um mosteiro monumental, em estilo barroco.

Os dois títulos têm o selo da Companhia das Letras, cumprindo assim o sonho do escritor de ver reunida toda a obra na mesma chancela, que tem publicado a obra de Saramago há mais de dez anos.

Com informações do Público