Conheça o projeto de reforma do Mercado Eufrásio Barbosa

O Mercado Eufrásio Barbosa, tem projeto que prevê reforma geral na sua estrutura física. O Governo do Estado, por meio do Programa do Desenvolvimento do Turismo (PRODETUR), contratou os projetos (executivos e complementares) e o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional/PE (IPHAN-PE) já os aprovou.

Agora está em fase de análise no Conselho de Preservação dos Sítios Históricos de Olinda. Uma vez aprovado, o mercado ganhará uma grande intervenção orçada atualmente em R$ 11 milhões.

Intervenção

Estão previstos a recuperação estrutural de todo o espaço e a implantação de completa infra-estrutura, através da execução dos projetos hidráulico, elétrico, hidrossanitário e drenagem de águas pluviais, iluminação e luminotécnica, climatização, acústica, combate e proteção contra incêndio, cenotécnica, arqueologia, restauro, cabeamento estruturado – telefonia, segurança (CFTV), sonorização, Sistema de Proteção de Descarga Atmosférica (SPDA), paisagismo, estrutural e calha técnica.

O novo Mercado Eufrásio Barbosa – Centro Cultural contará com amplo espaço para Comércio e Serviços, Salão de Eventos, Teatro Fernando Santa Cruz, Restaurante, Lanchonetes e espaço para Feiras, Ensaios e Apresentações. Terá ainda espaço para exposições e um Centro de Formação para os artistas e cidadãos olindenses.

Acesse a página especial sobre o projeto, com todas as informações. A página está aberta para comentários e sugestões dos moradores e artistas da cidade.

Projeto de reforma do Mercado Eufrásio Barbosa é explicado pelo secretário de Patrimônio e Cultura

A Reforma do Mercado Eufrásio Barbosa irá transformá-lo em um Centro Cultural. O espaço preservará as funções atuais do mercado e englobará outras, como espaço para um Centro de Formação e locais para exposição permanente e temporárias.

Segundo o Secretario de Cultura e Patrimônio de Olinda, Lucilo Varejão Neto, não haverá modificações nas atuais atividades do mercado, porém com acréscimo de outras áreas importantes. “Teremos uma área com 19 lojas, pequenos boxes para comércio. Hoje, atualmente, no mercado funcionam, estão lotados, apenas sete artesões, e os sete serão beneficiados com essas áreas que o novo mercado propõe, eles não sairão de lá. Quer dizer, teremos ainda este mercado de artesanato. Além disso há uma previsão de lugares para pequenas comedorias, nós vamos ter um grande restaurante, com uma área verde que poderá servir inclusive para eventos.”, comentou o secretario.

O grande Hall de entrada, que é utilizado como espaço para apresentações culturais terá suas funções preservadas. “A entrada principal, que é aquele grande hall, continuará na sua tradição de receber as suas bandas, maracatus, eventos musicais, os grandes acontecimentos artísticos”, completou o Secretario.

Além disso, o espaço também servirá como local de exposição. “A ideia é ter um grande salão para uma exposição permanente, que poderá congregar os grandes pintores olindenses que poderão ter um acervo amostra exatamente para serem conhecidos não só pelos olindenses como também pelos turistas. Teremos outras quatro salas menores que poderão servir até de exposições itinerantes, haverá o teatro (Fernando Santa Cruz) que será revitalizado com 150 lugares” finalizou Lucilo Varejão Neto.

Para ser aprovado, o projeto precisa passar por apreciação popular. Os interessados podem acessar área específica no site.

Fonte Secretaria de Comunicação de Olinda