Irã é segundo país do mundo em apreensão de drogas, segundo a ONU
O Irã foi confirmado como o segundo país do mundo no confisco de narcóticos ilegais, depois de anunciar nesta terça-feira (13) a captura de mais de duas toneladas de alucinógenos na província de Kerman.
Publicado 13/08/2013 18:18
Até o início do ano iraniano, em 21 de março, as forças policiais da província tinham capturado 2.263 quilogramas de diferentes tipos de droga, anunciou o chefe do corpo policial da região, comandante Abbas Khakinejad.
Os resultados são produto da intensificação do trabalho anti-narcóticos dos corpos policiais em todo o país desde 2010, baseada em uma estratégia de largo prazo de operações sistemáticas, explicou o oficial.
A República Islâmica do Irã tem longa fronteira com o Afeganistão, onde é produzido 93% do ópio que se consome ilegalmente no mundo; e com o Paquistão, onde também há grandes plantações de amapola.
Dados da Agência especializada da Organização das Nações Unidas indicam que 60% desse narcótico consumido nos mercados dos Estados Unidos e da Europa vem do Afeganistão.
Segundo estatísticas oficiais persas, mais de quatro mil membros da polícia anti-narcóticos e fronteiriça morreram em combate com narcos que tentam usar o território iraniano para enviar os alucinógenos ao exterior.
Fonte: Prensa Latina