Novo presidente da CTB-BA reforça meta de crescimento no estado

Após dois dias de debates, em 14 e 15 de junho, mais de 600 delegados e delegadas, representando 380 entidades sindicais filiadas, elegeram por unanimidade o metalúrgico Aurino Pereira para a presidência da CTB Bahia. A eleição aconteceu ao final do 3º Congresso da estadual baiana, que também escolheu seus representantes à etapa nacional, que acontece entre os dias 22 e 24 de agosto, em São Paulo.


foto: divulgação CTB-BA

Para Aurino Pereira a nova direção tem o compromisso de dar continuidade ao projeto vitorioso da CTB Bahia nesses 5 anos de existência. ”Vamos radicalizar na interiorização e consolidar as 13 Regionais, desenvolver trabalho forte junto aos rurais e ao funcionalismo público municipal, investir na comunicação com as entidades e na formação dos dirigentes sindicais”.

Além desses desafios, entre os objetivos da nova diretoria está a integração com movimentos sociais, com destaque para o movimento de combate ao racismo, de mulheres e comunitários. "Vamos estreitar, mais ainda, os laços e lutas com os movimentos sociais, ampliando e fortalecendo a mobilização de massa com os trabalhadores e à sociedade. Como Central vamos além do que os sindicatos podem ir.", destacou o dirigente.

Aurino Pereira, 52 anos, se tornou metalúgico em 1978, quando foi contratado para central de manuntenção da antiga indústria CEMA, hoje conhecida como ABD. No entanto, o jovem trabalhador, só começou sua militância sindical de base em 82, à época da ditadura militar, com a retomada do sindicato.

Já em 91, Aurino passou a compor a chapa que venceu as eleições, se tornando o secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos da Bahia, cargo que ocupou por duas gestões.

De lá para presidência foi um pulo. Em 1997, o líder sindical, se tornou presidente da entidade e em 2001, da Federação dos Metalúrgicos da BA, entidade que ajudou a fundar.

Atualmente, além de presidente da CTB-BA, o sindicalista é tesoureiro da Federação.

"A CTB Bahia é hoje a maior central do estado e tem uma presença muito forte na capital. Reconhecida como uma central de luta e autônoma, tem conseguido unificar a luta. Mas o estado é grande e temos muito a caminhar", destacou o metalúrgico, que atribuiu grande parte do crescimento da Central ao ex-presidente, Adilson Araújo. "Adilson conseguiu construir um trabalho de destaque, em todos os segmentos, tornando a CTB respeitada e reconhecida".

Portal CTB