Proposta de Carrion cria o Dia Estadual do Samba

O PL 57/2013, que cria o Dia Estadual do Samba RS, a ser comemorado anualmente no dia 2 de dezembro, foi aprovado nesta manhã na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Assembleia Legislativa.

O projeto é de autoria do deputado Raul Carrion e segue agora para votação no Plenário da Assembleia Legislativa.

O Dia Nacional do Samba foi criado por decreto-lei nos anos 1950, e remete à iniciativa de um vereador baiano, Luis Monteiro da Costa, para homenagear Ary Barroso, quando de sua primeira passagem por Salvador (BA). O músico já havia composto o sucesso “Na Baixa do Sapateiro”, que exalta as tradições da capital da Bahia, mas nunca havia posto os pés naquela cidade.

A partir desse acontecimento a data tornou-se um dia para comemorar toda a riqueza do samba, um dos principais patrimônios culturais brasileiros. Anos mais tarde, em 1962, durante a realização do I Congresso Nacional do Samba, no então Estado da Guanabara, o deputado estadual Frota Aguiar conseguiu aprovar um projeto de lei que tornou a comemoração um evento nacional. Desde 1972, a data é celebrada nas ruas das duas cidades.

O Dia Nacional do Samba, comemorado em 2 de dezembro, é o reconhecimento aos artistas e a todos aqueles que, ao longo de muitos anos, fizeram do Carnaval a maior expressão da cultura popular brasileira. No nosso Estado, o dia é comemorado em vários municípios como Pelotas, Canoas, Esteio, entre outros.

“O samba no Rio Grande do Sul também é um grande centro de referência da cultura de matriz africana, podemos citar Lupicínio Rodrigues como uma das nossas maiores expressões”, lembra Carrion. “Nossas escolas de samba também dão uma grande contribuição a esse estilo musical genuinamente brasileiro e também à nossa cultura, pois suas atuações não se restringem apenas ao dia do desfile oficial, mas sim com trabalhos de ano inteiro, envolvendo as comunidades a qual cada uma pertence.”

De Porto Alegre,
Isabela Soares