Novo acordo intercoreano reabrirá complexo industrial de Kaesong

A República Popular Democrática da Coreia e a República da Coreia chegaram nesta quarta-feira (14) a um acordo para reabrir o complexo industrial de Kaesong, único do tipo vigente entre as duas partes da Península Coreana.

O Ministério da Unificação, da Coreia do Sul, assegurou que os representantes das duas nações se comprometeram a não voltar a suspender as atividades e a criar uma comissão mista para administrar o funcionamento do local.

Kaesong voltará a sua atividade depois de uma inspeção das suas instalações, especificou a nota do Ministério.

Desde abril delegações do governo da Coreia Popular e da Coreia do Sul vem tentando reabrir o complexo de Kaesong, situado no povoado de mesmo nome próximo ao paralelo 38 e onde estão instaladas 123 fábricas de empresas sul-coreanas.

A zona industrial foi fechada pela RPDC em protesto contra os exercícios militares realizados em conjunto entre Coreia do Sul e Estados Unidos, que Pyongyang considerou como ensaios para um potencial golpe nuclear contra o país.

O parque industrial dos dois países, estabelecido no final de 2004, é administrado em conjunto pela RPDC e pela República da Coreia.

A crise na península causou a elevação da tensão nesta região do mundo, devido às ameaças de guerra e aos chamados insistentes ao entendimento e à paz.

Em uma declaração divulgada pela agência coreana de notícias, KCNA, a RPDC pede por diálogo à parte sul-coreana para solucionar vários temas divergentes, entre eles o retorno à normalidade do complexo industrial.

A Coreia Popular propôs, além disso, incluir a renovação das viagens ao Monte Kumgang, e também indicou que poderiam ser abordados assuntos humanitários e de reunião de familiares separados.

Fonte: Prensa Latina