Comitê municipal aprofunda debate sobre as teses

Na última quinta-feira (15), o comitê paulistano realizou um debate sobre o segundo tema que traspassa a discussão sobre conjuntura internacional e a crise do capital nas teses do 13º Congresso do PCdoB. O próximo será na quarta-feira, dia 21, sobre o balanço da última década no que diz respeito aos mandatos de Lula e parte do governo da presidenta Dilma Rousseff, além da discussão sobre o fortalecimento da legenda.

Debate PCdoB SP

A atividade tem o intuito de aprofundar as discussões sobre as teses do congresso nacional com as lideranças, para a própria direção municipal realizar o debate em diversas regiões da cidade.

“Esse processo deve ser conduzido pelo comitê municipal do Partido, por isso, estamos aprofundando os temas, incentivando os militantes a participarem ajudando o PCdoB elaborar a sua teoria e também na prática”, disse Jamil Murad, presidente do Comitê Municipal.

Ricardo Abreu, elogiou a participação dos comunistas paulistas durante a programação do Foro de São Paulo. “O PCdoB de São Paulo atendeu o chamado e teve uma bela participação durante todo o Foro de São Paulo”.

Sobre a conjuntura internacional, o secretário que tem a tarefa de fazer relação com os partidos de esquerda de todo o mundo, disse que o quadro ainda é de defensiva estratégica, mas há sinais importante de retomada da luta pelo socialismo.

“A década de 90 foi marcada por derrotadas históricas, em que só cinco países conseguiram continuar com a bandeira do socialismo erguida, mas 20 anos de retomada é pouco, temos um longo caminho para percorrer; o socialismo é o novo”, defendeu Alemão.

O secretário informou ainda que atualmente, o PCdoB tem relação com mais de 250 partidos e esse relacionamento tem como base a política elaborada pelo Partido em 1992. “Participamos de dois fóruns bilaterais, o Encontro de Partidos Comunistas e Operários e do Foro de São Paulo, que reúne organizações de esquerda da América Latina e Caribe”.

Mais informações:
Debate sobre as teses do 13º Congresso do PCdoB
Data: 21 de agosto
Horário: 19 horas
Local: Auditório do Comitê Central do PCdoB
Endereço: Rua Rego Freitas, 192. República
Contato: 5083-4232

De São Paulo, Ana Flávia Marx