Maduro: Venezuela luta por transformações profundas no Estado 

Neste sábado (17), o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, fez um pronunciamento perante a equipe econômica do governo durante o qual foi enfático ao destacar a necessidade de alcançar uma transformação "ativa e profundamente revolucionária" nas instituições públicas para conseguir a eficiência do Estado.

Venezuela Campanha Maduro

A reunião se realizou no Palácio de Miraflores em Caracas. O mandatário pediu aos organismos estatais que revisem seu funcionamento interno, assim como sua capacidade para atender com eficiência as necessidades do povo.

"Revisemos conceitos estratégicos, se se está atendendo tudo, se temos capacidade de ação e participação imediata. Trata-se de uma grande força de renovação para a eficiência", assinalou.

Maduro destacou que sendo mais eficientes é possível governar com a verdade e cumprir perante os venezuelanos a tarefa encomendada pelo comandante Hugo Chávez, definida como a construção de uma pátria de justiça e inclusão.

Como parte da transformação, o presidente Maduro indicou que em cada ministério seja criado um Conselho do Poder Popular, no qual participem representantes de cada setor social, trabalhista e produtivo.

"Vamos trabalhar no verdadeiro conceito de Poder Popular. Em todos os ministérios deve haver um Conselho do Poder Popular”, propôs, acrescentando que isto faz parte do plano de reestruturação do Estado.

Debate para a transformação

Maduro anunciou que na próxima quarta-feira fará no salão Ayacucho do Palácio de Miraflores uma reunião con mais de 200 dirigentes e representantes dos trabalhadores da administração pública.

Informou que serão instaladas mesas de trabalho com o funcionalismo público como contribuição ao debate sobre a transformação do Estado.

"Chamo ao processo de formação para um novo Estado, mais eficiente, que atenda o ser humano, que ame o ser humano. É o amor que vai permitir transformar os antivalores da civilização herdados da quarta república em verdadeiros valores humanos, da nova civilização", afirmou.

"Nós vamos com mão firme, estável, permanente com os trabalhadores, unidos com eles, trabalhando para recuperar todo o parque industrial do país e pô-lo a serviço, como já estamos fazendo, do desenvolvimento do país", acentuou.

Pelo socialismo

O chefe de Estado, ressaltou também que seu ministério trabalha para consolidar o modelo socialista na área econômica.

"O socialismo no setor econômico e o modelo econômico do socialismo. Sobre isso, estamos trabalhando vários documentos, recolhendo as orientações e ordens do comandante Hugo Chávez, do modelo teórico que ele foi desenhando”, expôs Maduro, que sublinhou também a necessidade de concretizar todas as dimensões do socialismo: econômica, política, territorial e geográfica.

Por sua parte, o presidente do Banco Central da Venezuela (BCV), Eudomar Tovar, manifestou que a economia do país crescerá no próximo trimestre, impactada pelo incremento da manufatura.
"Haverá crescimento na economia”, disse Tovar, durante uma conversação com o presidente Maduro sobre a situação econômica do país.

Tovar ressaltou ainda que o Banco Central da Venezuela avança no objetivo de desacelerar a inflação. "Nesse âmbito trabalhamos e se continua afiançando”. Maduro, por seu turno, disse que "há bons indicadores" no âmbito econômico.

O presidente venezuelano anunciou também um conjunto de medidas para garantir a segurança alimentar no país e estimular a produção agrícola.

Com Agência Venezuelana de Notícias