Brahimi convida Irã para participar de Conferência Genebra 2

O enviado especial da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Liga Árabe (LA) para a Síria, Lakhdar Brahimi, convidou o Irã para participar da segunda Conferência de Paz para a Síria, a ser realizada em Genebra, na Suíça, informou nesta terça-feira (20) a chancelaria do país persa.

Brahimi fez o convite na noite de segunda-feira (19), durante uma conversa por telefone com o ministro de Relações Exteriores do Irã, Mohamad Yavad Zarif, a quem felicitou por assumir a chefia da diplomacia iraniana. Além disso, mostrou-se satisfeito com a continuidade das consultas políticas bilaterais, destinadas a encontrar uma saída por meio do diálogo para a crise na Síria.

O mediador da ONU para a Síria também afirmou que o Irã desempenha um papel muito destacado na região, portanto é de vital importância que participe ativamente na solução dos problemas regionais, sobretudo em relação à violência que assola a Síria há quase 29 meses.

Segundo o previsto, duas delegações diplomáticas de alto nível da Rússia e dos Estados Unidos se reunirão durante a próxima semana em Haia, na Holanda, com a finalidade de discutir os preparativos da 2ª Conferência de Paz sobre a Síria em Genebra.

O chanceler iraniano, por sua vez, após agradecer as felicitações de Brahimi, recebeu com prazer a proposta de manter cooperação estreita e efetiva com a ONU e, especificamente com o conciliador especial da mesma organização, para acabar com a violência mortal imposta à Síria.

Com informações da HispanTV