PCdoB/SC lança nota sobre tentativa de assassinato

Na manhã de terça-feira (19), no centro de Chapecó (SC), dois homens com capacetes, um armado com uma faca e outro com um facão, atacaram violentamente Patrick Monteiro, assessor parlamentar do vereador Paulinho da Silva (PCdoB). Os dois homens se aproximaram dele perguntaram se ele era o Patrick. Ao se identificar acabou esfaqueado.

"Viemos dar nos teus dedos", gritavam os homens enquanto esfaqueavam Patrick. Depois, eles fugiram do local sem deixar rastros. Patrick foi socorrido e atendido pela equipe do Samu, que o encaminhou para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Chapecó. Seu quadro é estável, mas a situação ainda é de atenção e muita angústia para familiares, amigos e militantes políticos, que aguardam melhoras de Patrick.

Na tarde do mesmo dia, no início da sessão da Câmara, o Vereador Valduga, do PCdoB, solicitou a suspensão dos trabalhos na Casa em solidariedade ao assessor, mas foi negado o pedido pela base aliada do governo municipal. Com a continuidade dos trabalhos, Valduga, apoiado por vereadores do Partido dos Trabalhadores, se retiraram da sessão como forma de solidariedade à família de Patrick e também como ato de repúdio a atitude dos demais vereadores.

O vereador Paulinho da Silva não estava presente na sessão porque estava auxiliando a familia de Patrick.O PCdoB catarinense divulgou uma nota de solidariedade e apoio à família, aos militantes e ao povo chapecoense.

Segue íntegra da nota: 

 

Nota de solidariedade e apoio

A Direção Estadual do PCdoB vem a público se solidarizar com a famí­lia do camarada Patrick Monteiro, assessor parlamentar no mandato do vereador comunista Paulinho da Silva, na cidade de Chapecó/SC. Patrick foi esfaqueado por dois homens ainda não identificados, no centro de Chapecó, no último dia 19. Desejamos a recuperação de Patrick e estamos solidários com os familiares nesse momento delicado. 

Há fortes indí­cios de se tratar de represália política, já que Patrick é militante polí­tico, um cidadão que vivencia o mundo da polí­tica da cidade. Confirmando essa hipótese, ou não, é preciso investigar a fundo e levar à justiça quem executou e quem mandou. Chapecó tem seu histórico de coronelismo e atentados polí­ticos e a última ví­tima foi o então vereador Marcelino Chiarello, morto em sua residência no ano de 2011. 

O Partido Comunista do Brasil sempre lutou por um país livre das opressões, onde o povo tenha liberdade pra expressar suas opiniões, demandas e reivindicações, sem sofrer qualquer represália. Em 91 anos de história, derramamos nosso próprio sangue por um Brasil livre, forte e democrático, e não nos calaremos enquanto esse episódio não for esclarecido. Não aceitaremos que a injustiça continue imperando, que o coronelismo permaneça e que sangue inocente seja derramado no Brasil pelo qual lutamos. Somos de luta, temos esperanças e não nascemos para o silêncio!

Força aos camaradas, aos familiares, ao Patrick, para que se recupere logo e nossa solidariedade ao povo de Chapecó!

Direção Estadual do Partido Comunista do Brasil/SC

Fonte: Vermelho em SC