Inácio Arruda anuncia renegociação de dívidas de agricultores  

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) anunciou em Plenário, nesta terça-feira (20), a decisão do presidente do Banco do Nordeste (BNB), Ary Joel, de criar uma força tarefa na instituição para analisar os 150 mil processos de execução de pequenos agricultores do Nordeste com dívidas no banco. A medida é resultado da lei oriunda da MP 610 deste ano, que permitiu a renegociação das dívidas dos pequenos produtores da região afetados com a longa estiagem que atinge o Nordeste.

Inácio Arruda explicou que esses pequenos agricultores e criadores de animais acumulavam dívidas há quase 20 anos – valores que eram pequenos, entre R$ 20 mil e R$ 30 mil, mas que, com juros e multas, tornaram-se exorbitantes e impagáveis.

A força tarefa criada pelo banco, explicou o senador, fará uma busca ativa de todos os devedores para que possam ir à instituição conhecer as condições especiais de pagamento do débito, sem juros ou correção. A esses agricultores será possível também, após o pagamento das dívidas antigas, ter acesso a novos créditos.

“Os novos créditos os ajudarão a sair das dificuldades em que se encontram, face a seca que assola a região há quase três anos”, ressaltou o senador, lembrando que a atual situação do setor tem impacto negativo na economia da região, contaminando inclusive os índices de inflação no país.

Inácio acrescentou ainda que o presidente do banco pediu a todos os parlamentares que souberem de pequenos produtores cuja dívida esteja sendo executada no Nordeste para que procurem o banco a fim de que o caso possa ser analisado e corrigido. E cumprimentou o presidente por dar ao banco o “verdadeiro sentido de um banco de desenvolvimento”.

Da Redação em Brasília
Com Agência Senado