Manifestação reúne comunidades carentes de Fortaleza

As associações comunitárias do Conjunto Palmeiras, Jangurrusu e Ancuri realizam na tarde desta terça-feira (27/08) uma mobilização de moradores. O objetivo da manifestação é a luta por melhorias na região e pela garantia de políticas públicas para as comunidades.

Historicamente reconhecida pela luta em defesa da comunidade, com atuação há mais de 30 anos, a Associação de Moradores do Conjunto Palmeiras, em parceria com associações e entidades organizadas da região, realizam na tarde desta terça-feira (27), uma caminhada em defesa de mais direitos para as comunidades locais. Na pauta de reivindicações, postos de saúde que atendam 24 horas, saneamento básico, escola em tempo integral e segurança.

“Esta região reúne cerca de 200 mil pessoas. Não podemos aceitar que não sejam direcionadas para cá políticas públicas que beneficiem os moradores”, diz Socorro Alves, diretora executiva da Associação dos Moradores do Conjunto Palmeiras. A líder comunitária cita uma pesquisa que aponta que “o Meireles é o bairro mais rico da capital, enquanto o Conjunto Palmeiras aparece como o mais pobre”. “Não aceitamos sermos excluídos dos investimentos da cidade”, ratifica.

A expectativa é reunir na manifestação mais de três mil pessoas. O ato, que contará com a mobilização de várias entidades organizadas dos bairros da região, terá a concentração a partir das 15h30, na Praça do Conjunto Palmeiras. De lá, os manifestantes sairão em caminhada com parada na “Brasil Móveis”. Em seguida, prosseguirá até o Cuca do São Cristóvão. “Esta manifestação representa o resgate da identidade de um povo historicamente organizado, a indignação e revolta das pessoas com o descaso do poder público para esta região e a força do povo que, unido, consegue fazer valer seus direitos”, enumera Socorro.

O Banco Palmas foi uma das iniciativas exitosas fruto desta mobilização popular. “Temos propostas, queremos dialogar a apresentar sugestões de ações a serem implantadas na região”, acrescenta a líder comunitária.

Serviço

Grito do Palmeiras, Jangurussu e Ancuri: É essa força aqui!

Data: terça-feira (27/08)
Hora: Concentração a partir das 15h30
Local: Praça do Conjunto Palmeiras, parada na Brasil Móveis e caminhada até o Cuca do São Cristóvão.
Contatos: Socorro Alves (8545.8077) / Benevaldo Vieira (8644.9895)

De Fortaleza,
Carolina Campos