Pesquisa nacional vai avaliar a saúde da população em todo o país

Com o objetivo de refinar os dados do mapa de saúde da população brasileira, está em curso desde o início de agosto a coleta de dados para a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS). De acordo com informações do Ministério da Saúde (MS), a população fará exames de sangue, urina e medição da pressão arterial em todas as unidades da federação.

Da Rádio Vermelho, com informações da Radioagência Nacional

Em entrevista à imprensa, a diretora do Departamento de Análise de Situação de Saúde, do Ministério da Saúde, Débora Malta, essa é uma iniciativa inédita no Brasil. Segundo ela, "a pesquisa será fundamental para que o MS entenda é em profundidade como se dá o processo de saúde e doença do brasileiro. Munido dessas informações, o Ministério terá um melhor gerenciamento de suas políticas públicas de prevenção e atenção de saúde à população.

Débora Malta destacou ainda que um dos objetivos é buscar informações sobre o nível de informação do brasileiro sobre os cuidados com a saúde e do conhecimento sobre o atendimento ofertado nas diferentes regiões do país.

Sobre a pesquisa

A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) será uma pesquisa de base domiciliar, de âmbito nacional, a ser realizada em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no ano de 2013. Fará parte do Sistema Integrado de Pesquisas Domiciliares (SIPD) do IBGE (SIPD, 2007) e deverá ter uma periodicidade de 5 anos. Para a execução da pesquisa, foi constituída uma equipe de coordenação da PNS, com membros do Ministério da Saúde e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o Ministério da Saúde serão realizadas três preguntas: domiciliar, referente às características do domicílio, nos moldes do censo demográfico e da PNAD; relativo a todos os moradores do domicílio, que dará continuidade ao Suplemento Saúde da PNAD; e individual, a ser respondido por um morador de 18 anos e mais do domicílio, selecionado com equiprobabilidade entre todos os residentes elegíveis, que dará enfoque às principais doenças crônicas não transmissíveis, aos estilos de vida, e ao acesso ao atendimento médico.

Mais informações sobre a pesquisa acesse aqui.

Ouça as declarações da diretora do Departamento de Análise de Situação de Saúde, do Ministério da Saúde, Débora Malta, na Rádio Vermelho: