Seminário internacional: Inácio abordará combate à desertificação

Será aberta nesta quarta-feira (28/08) em Sobral, a primeira edição da Conferência Científica da Iniciativa Latino Americana de Ciência e Tecnologia para Implementação da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (ILACCT), reunindo representantes de 22 países. O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) é um dos conferencistas do evento, participando da mesa redonda que tem como tema “Ciência e Política para o combate a Desertificação”, na quinta-feira (29).

Inácio é autor do PL 2447/2007, que institui a Política Nacional de Combate à Desertificação e mitigação dos efeitos da seca, já aprovado no Senado Federal, aguardando votação no plenário da Câmara dos Deputados. De acordo com o projeto, para prevenir e combater a desertificação e recuperar as áreas afetadas é necessário apoiar o desenvolvimento sustentável nas áreas susceptíveis à desertificação, instituir mecanismos de proteção, conservação e recuperação de mananciais, vegetações e solos degradados e estimular o desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas voltadas ao aproveitamento sustentável dos recursos locais.

A conferência

A primeira edição da Conferência Científica da Iniciativa Latinoamericana de Ciência e Tecnologia para Implementação da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (ILACCT) acontece nos dias 28, 29 e 30 de agosto, no Centro de Convenções de Sobral, no Ceará.

O evento é uma iniciativa do CGEE, em parceria com instituições como: Comisión Económica para América Latina y el Caribe (Cepal); Instituto Argentino de Investigaciones de las Zonas Áridas (Iadiza); e a Fundação de Meteorologia do Estado do Ceará (Funceme). A organização conta com o apoio da Prefeitura de Sobral, da Secretaria de C&T do Ceará, da Universidade Estadual do Vale do Acaraú, entre outras instituições.

O objetivo da reunião é tratar o conhecimento que está sendo produzido sobre o desenvolvimento sustentável das terras secas e a desertificação na América Latina e Caribe. A ideia é criar uma rede de produção de conhecimento sistematizada que possa servir de subsídio para a tomada de decisões. Representantes de 22 países participarão do encontro para acompanhar a iniciativa e debater as questões propostas.

Fonte: Assessoria do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE)