PCdoB-GO lança teses para debates do 13º Congresso do Partido

 O PCdoB em Goiás lançou, na sexta,(16) as teses do partido para os debates do 13º Congresso Nacional do PCdoB, que está marcado para novembro, na capital paulista. O evento em Goiânia foi realizado no Auditório Costa Lima da Assembleia Legislativa e reuniu mais de 150 pessoas, que vieram de 33 municípios goianos. A deputada estadual Isaura Lemos, presidenta do PCdoB no estado, recebeu os convidados e conduziu a solenidade.

Lançamento tese goiás 1
O ato político de lançamento das teses contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o vice-prefeito de Goiânia, Agenor Mariano (PT), que representou o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia; o prefeito de Anápolis, Antônio Gomide, que representou o PT em Goiás; o presidente do PMDB em Goiás, deputado estadual Samuel Belchior; o presidente do PV goiano, Cristiano de Moraes; Wadson Ribeiro, membro da Direção Nacional do PCdoB; a vereadora por Goiânia, Tatiana Lemos (PCdoB); o ex-vereador e ex-presidente do PCdoB no estado, Fábio Tokarski; o ex-vereador Euler Ivo; a ex-deputada estadual Denise Carvalho; a secretária da Mulher do PCdoB, professora Lúcia Rincon (também da Direção Executiva Estadual do PCdoB); Valdir Minerovisk, da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); dirigentes de entidades de movimentos sociais; entre outras.


Denise Carvalho ( à esq.), ex-deputada estadual, e prefeito de Anápolis, Antônio Gomide, que representou o PT em Goiás, prestigiaram o lançamento das teses do PCdoB (Foto: Camilla Rocha)
Ferramenta política
Para Euler Ivo, o lançamento das teses em Goiânia foi uma grande vitória. “O que nos deixou bastante animados. Cumprimos os objetivos traçados, inclusive o de presença. Tivemos aqui conosco dirigentes partidários de 33 municípios para debater a importância das teses.”

Na avaliação do ex-vereador, as teses são a maior ferramenta política do PCdoB devido ao seu conteúdo. “Fazem um balanço dos governos de Lula e de Dilma, apontam onde estão os adversários de Dilma e apontam também os avanços. Mostram que o modelo de economia no Brasil está exaurido. Mostram que o país precisa de investimentos estruturais, como construção de rede ferroviária, por exemplo.” Ainda de acordo com Euler, as teses são uma oportunidade para que as pessoas conheçam o que os comunistas pensam.

Para a secretária da Mulher do PCdoB, professora Lúcia Rincon, o lançamento das teses foi um importante espaço de participação para muitos militantes. “Trouxemos a Goiânia lideranças partidárias de mais de 30 municípios além de Goiânia, recebemos amigos e lideranças importantes da vida política em Goiás, particularmente dos partidos aliados, destacando-se a presença do prefeito de Anápolis, Antônio Gomide. O encontro foi muito bom.”

Compromisso com a democracia

Na opinião de Honório Ângelo da Rocha, da Executiva Estadual e da Comissão Estadual de Organização do PCdoB, o lançamento das teses do 13º congresso do PCdoB foi marcado pela amplitude política, uma vez que contou com a presença de vários partidos e entidades dos movimentos sociais. “O partido expressa permanentemente que o caminho para a superação das desigualdades sociais e regionais reinantes ainda hoje no Brasil e em Goiás está em unir as forças democráticas e populares do país em nome de um novo projeto nacional de desenvolvimento”, ressalta.

“Ficou evidente também, nos pronunciamentos dos aliados, que o conteúdo político das teses, não diz respeito a questões exclusivamente do partido e, sim, aos interesses de todo o povo brasileiro”, completa Honório.

“Ao apresentar um balanço dos últimos dez anos de governo das forças populares e democráticas, representados por Lula e Dilma e ainda uma perspectiva de avanços nas mudanças iniciadas nestes governos, o PCdoB evidenciou seu compromisso com a democracia, soberania nacional e a defesa dos direitos dos trabalhadores”, conclui.


Professora Lúcia Rincon, diretora da UBM, recebeu homenagem
pelos 25 anos da entidade (Foto: Gabinete Isaura Lemos)

Homenagem à UBM
Durante o ato, a professora Lúcia Rincon, que é diretora da União Brasileira da Mulher (UBM), recebeu flores em homenagem aos 25 anos da entidade. “Fiquei muito feliz! Considero que a lembrança e a homenagem aos 25 anos da UBM foi um ato de reconhecimento de sua valorosa trajetória e, também, um sinal a todo o partido de reconhecimento da importância da luta pela vida em condições de igualdade para as mulheres, como condição para a emancipação dos seres humanos e de toda a sociedade. Ser feita através de mim foi um ato de generosidade e carinho, que me surpreendeu e emocionou.”

Deputada Isaura Lemos, presidenta estadual do PCdoB, à frente do lançamento (Foto: Camilla Rocha)
Fonte: Portal da Dep. Isaura Lemos – PCdoB-GO