Inauguração do Memorial da Resistência acontece hoje (30)

Exposição Arquivo das Sombras recupera a memória da resistência do período da Ditadura Militar no Ceará.

A Secretaria de Cultura de Fortaleza inaugura, nesta sexta-feira (30), às 18 horas, o Memorial da Resistência. Espaço de memória do período da Ditadura Militar no Ceará, o Memorial abrigará a exposição permanente Arquivo das Sombras. A solenidade de abertura acontecerá no Teatro Antonieta Noronha (Rua Pereira Filgueiras, nº 4 – Centro) e será aberta ao público.

A cerimônia de abertura contará com apresentação da aula-espetáculo “É Proibido Proibir”, do ator, dramaturgo e pesquisador Ricardo Guilherme, a partir das 19 horas, que faz uma alusão aos 50 anos do Golpe Militar (1964-2014) e uma retrospectiva da história brasileira dos anos 1960-1970 até a atualidade.

O Memorial da Resistência: Exposição Arquivo das Sombras

No intuito de manter o debate sobre as temáticas da liberdade democrática, do exercício da cidadania e do respeito aos direitos humanos, o Memorial da Resistência, por meio da exposição Arquivo de Sombras, recupera marcas físicas deixadas por presos políticos em suas paredes, registros fotográficos e depoimentos que retratam a experiência da Ditadura Militar no Ceará e suas nuances.

O Memorial da Resistência ocupa o prédio da Secretaria Municipal de Cultura onde, no passado, ficava a sede da Polícia Federal. No espaço, é possível conhecer duas antigas celas e uma solitária. As visitações poderão ser realizadas de segunda à sexta-feiras, de 14h às 17h, por meio de agendamento.

O Memorial da Resistência é uma realização da Prefeitura de Fortaleza, por meio de sua Secretaria Municipal de Cultura e da Butuca Produções Culturais, com apoio de Os Aparecidos Políticos, 64/68, Arquivo Público do Ceará, Museu da Imagem e do Som, Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel.

Serviço

Abertura do Memorial da Resistência: Exposição Arquivo das Sombras

Quando: Sexta-feira (30), a partir das 18h
Onde: Secretaria de Cultura de Fortaleza (Rua Pereira Filgueiras, 4 – Centro)

Fonte: Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor)