Número de turistas estrangeiros no Brasil bate recorde em 2012

Pesquisa divulgada pelo Ministério do Turismo revela que 5,67 milhões de pessoas de outras nações visitaram o país no ano passado e que 95,7% pretende voltar.

O Brasil recebeu um número recorde de turistas estrangeiros no ano passado, de acordo com o estudo de Demanda Turística Internacional divulgado nesta quarta-feira (28.08) pelo Ministério do Turismo. O levantamento feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) revela que 5,67 milhões de pessoas de outras nações visitaram o país em 2012, número 4,5% maior que o registrado no ano anterior.

A expectativa é a de que com os megaeventos, como a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude, o país ultrapasse, pela primeira vez, a casa dos seis milhões de turistas estrangeiros já em 2013. “Algumas informações nós tínhamos a expectativa, outras nos obrigam a traçar um cenário bem mais positivo do que aquilo que imaginávamos”, afirmou o ministro do Turismo, Gastão Vieira, ao comentar os resultados da pesquisa.

Outro dado do levantamento mostra que a grande maioria dos visitantes, 84,5%, declarou que a viagem atendeu plenamente ou superou as expectativas. Entre os entrevistados, 95,7% disseram pretender voltar.

“A percepção do turista estrangeiro de que aqui é um grande destino, cheio de belezas naturais, que o povo é fraterno, recebe bem, se mantém quase intocável, o que é um fator positivo. O dado significativo e que contraria a expectativa de muitos é o de que quem veio quer voltar. Revela também a satisfação com algumas ofertas de serviços, que a nossa expectativa era sempre de muita preocupação, com relação a táxis e a restaurantes”, disse o ministro do Turismo.

Os serviços mais bem avaliados são a hospitalidade do povo (97,7%), os sabores da gastronomia (95,5%) e a hospedagem (93,2%). Com menor grau de satisfação estão os preços de produtos e serviços (56,1% de aprovação), a telefonia (67,7%), as rodovias (70%), os aeroportos (73%) e a sinalização (76,5%).

Emissores

O país que mais enviou turistas ao Brasil no ano passado foi a vizinha Argentina, com 1,67 milhão, ou 29% do total. Em seguida aparecem Estados Unidos, com 586 mil, Alemanha, com 258 mil, e o Uruguai, com 253,8 mil.

“Eles estão muito contidos na Europa em relação ao custo. O destino está sendo menos importante que o custo, mas, em compensação, temos os americanos, cuja economia está se recuperando e, agora mesmo, pela venda de ingressos para a Copa do Mundo, os estrangeiros que mais reservaram ingressos são os argentinos e os americanos”, explicou o ministro, fazendo referência às primeiras horas de comercialização das entradas para o Mundial de 2014.

Fonte: Portal da Copa