Alice Portugal justifica ausência na sessão de cassação  

Em viagem oficial à República Popular da China desde o dia 19 de agosto, onde representou a Câmara dos Deputados, a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) justificou sua ausência na sessão desta quarta-feira (28) que resultou na não cassação do mandato do deputado Natan Donadon (PMDB-RO). Das bancada de 13, apenas duas deputadas estiveram ausentes na votação. A outra foi a deputada jandria feghali (RJ), que se ausentou por problemas de doença.

Alice Portugal considerou um erro o fato do presidente da Câmara dos Deputados ter posto em votação o processo de cassação num dia em que a Casa não tinha quorum elevado em função da inexistência de votação. “Isso, sem dúvida, contribuiu para livrar o parlamentar condenado”, salientou, lamentando a decisão tomada pela Casa na sessão.

Leia também:
Líder do PCdoB defende voto aberto e anuncia “luto” na Câmara

Justificando sua ausência pelo fato de estar cumprindo missão oficial do outro lado do planeta, a deputada do PCdoB defendeu a adoção do voto aberto nos processos de cassação de mandato parlamentar e disse que só desta maneira o Congresso Nacional conseguirá punir parlamentares que, de fato, cometeram crimes e quebraram o decoro.

“Lamento que a Câmara dos Deputados tenha livrado da perda de mandato o deputado Natan Donadon e lamento que o Conselho de Ética também tenha livrado o deputado Carlos Alberto Leréia do processo de cassação de mandato por suas ligações com o bicheiro Carlinhos Cachoeira”, afirmou.

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Dep. Alice Portugal