Sem categoria

José Lúcio da Silva: Mais progresso social

Art. 149
As questões raciais não estão expostas dento do nível cientifico e histórico, cujos objetivos são desmantelar o racismo institucional de Estado implantado após abolição em (1888) construído pelos filhos dos senhores donos de escravos e filhos de imigrantes europeus. Estado esse que não definiu o projeto de nação brasileira.
Por José Lúcio da Silva*

Antes descrever teoricamente o projeto de nação, um fator histórico que devemos denunciar:

Em 05 de dezembro de 1824, houve a lei completar a constituição do império:

Nesta lei completar o império brasileiro proíbe que escravos (oriundos da África) e leprosos de frequentarem escolas públicas.

Não era fundamental para o império instruir a escravaria, a classe trabalhadora escrava. Os senhores donos de escravos e os legisladores da época cometiam crimes. Passaram 188 anos e a lei não foi revogada até hoje.

É neste momento que começa a se desenhar o projeto de nação europeia, digo, Eurocentrista para o Brasil. Assim inicio do racismo institucional de estado no Brasil, e o mesmo tem esta divida para o povo negro que terá que ser reparado pelo estado brasileiro.

Faz-se necessário neste momento inclusão na tese do 13º congresso a definição da nação:

Esta nação esta desenhada depois da abolição, pelos filhos de senhores donos de escravos e filhos de imigrantes europeus, e não incluíram no projeto de nação os negros e indígenas (verdadeiros donos das terras).

Precisamente em 1914 Stálin começou o estudo das nacionalidades na Rússia e nele define o projeto de nação agora com a participação de Lênin. Aprovado o projeto de nação , definiram o projeto de estado a ser construído estados socialistas, Lênin escreve: “ Queremos alcançar uma organização nova e melhor da sociedade,na qual não haja ricos nem pobres, e todos tenham que Que trabalhar! que não sejam um punhado de ricaços, mas sim todos trabalhadores proveito dos frutos do trabalho de todos! Que as maquinas e outros aperfeiçoamentos facilitem o trabalho de todos e não sirvam apenas para enriquecer alguns a custa de milhões e milhões de homens do povo! Esta sociedade nova e melhor se chama sociedade socialista a doutrina que trata dessa sociedade se chama socialismo.

Concluindo:

A definição de projeto de nação de nação é o primeiro passo para participação de todo o povo desta nação para construção do estado socialista. Para tanto precisamos que o PCdoB convoque uma conferencia nacional para sociedade civil participar:

Os povos indígenas (Os verdadeiros donos das terras no Brasil )Os povos negros como os Quilombolas, enfim, todas as entidades que se relacionam com as questões raciais no país, as igrejas que possuem pastorais de negros, os terreiros de candomblé e comunidades de matriz Africana. Assim se inicia a construção de uma nação que inclua seu povo verdadeiramente Brasileiro e caminhe para construção do socialismo.

*José Lucio da Silva é membro do Comitê Municipal de Niterói/ RJ.