China reajusta seu crescimento anual do PIB em 2012 para 7,7%

As autoridades de estatísticas da China abaixaram a taxa anual de crescimento do país em 2012 para 7,7% com base em sua verificação preliminar.

O produto interno bruto revisado (PIB) registrou 51,89 trilhões de iuanes (US$ 8,41 trilhões), uma queda de 38 bilhões de iuanes em comparação com os cálculos preliminares, que calculavam uma taxa de crescimento de 7,8%, disse em um comunicado o Departamento Nacional de Estatísticas (DNE).

A indústria primária ocupou uma proporção de 10,1% na estrutura do PIB, enquanto os setores secundários e terciários são responsáveis por 45,3% e 44,6%, respectivamente, ficando no mesmo nível que os cálculos preliminares.

O DNE calcula o PIB três vezes todos os anos – cálculos preliminar e verificações preliminar e final, que serão divulgados vários meses mais tarde.

No ano passado, o país registrou um crescimento econômico mais lento desde 1999 devido a muitos fatores externos e internos. Em 2013, o fraco desempenho continua e o crescimento desacelerou para 7,6% entre janeiro e junho, um pouco acima da meta anual do crescimento estabelecida pelo governo de 7,5%.

Ao invés de iniciar um programa de incentivo para promover a economia, as autoridades estão tomando medidas moderadas, incluindo acelerar a renovação dos bairros pobres, aumentar o investimento em ferrovias e infraestrutura e reduzir impostos para as pequenas empresas, a fim de adquirir um crescimento sólido através de reformas a longo prazo.

Com estas medidas, a economia chinesa está mostrando sinais de estabilização no terceiro trimestre. O Índice Gerente de Compras (IGC) para o setor manufatureiro aumentou para 51,0% em agosto, em comparação com os 50,3% registrados em julho, representando o nível mais alto desde o início do ano.

Fonte: Rádio Internacional da China