Gama realizará teste rápido para detectar Hepatite C

A Hepatite C é transmitida por meio do sangue, de agulhas e materiais cortantes, e pode ocorrer de forma simples, como na manicure, barbeiro, tatuagens, piercings, no dentista e nas relações sexuais.

O Centro de Saúde nº 5 do Gama, localizado no Setor Central, realizará nesta segunda-feira (2/9), das 8h às 12h, o teste rápido para a Hepatite C. “O teste é muito simples. É feito apenas com um furo no dedo e o resultado sai em 15 minutos”, explicou o gerente de Doenças Sexualmente Transmissíveis, da Secretaria de Saúde do DF, Sérgio D’Avila.

A iniciativa pretende detectar o maior número de pessoas que possam ser portadoras da doença: “As pessoas podem não saber que têm a doença e quando descobrem ela já está em estágio avançado, podendo causar cirrose hepática e câncer de fígado”, ressaltou D’Avila. A Hepatite C é transmitida por meio do sangue, de agulhas e materiais cortantes, e pode ocorrer de forma simples, como na manicure, barbeiro, tatuagens, piercings, no dentista e nas relações sexuais.

A ação ocorreu nas regionais de Guará, Samambaia, Planaltina e é oferecida como rotina no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) localizado na Rodoviária do Plano Piloto.