Após adiamento, Senado instala nesta terça CPI da Espionagem 

Um dos destaques da agenda do Senado nesta terça-feira (3) é a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Espionagem, com eleição do presidente e do vice-presidente. A CPI foi criada para investigar denúncia de que o governo americano monitorou milhões de e-mails e telefonemas no Brasil. 

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que solicitou a criação da CPI, diz que a ação de espionagem estrangeira que serão investigadas é tipificada como crime pela Constituição brasileira.

Leia também:
CPI da Espionagem será instalada na próxima quarta

Espionagem: Brasil reitera indignação e cobra explicações dos EUA

 

“Pode ter sido inclusive praticada por agentes estrangeiros, encobertos ou não por passaportes diplomáticos ou como concessionários de serviços públicos dentro do território brasileiro. Essa é a gravidade do assunto”, disse.

Para ela, além de denunciar a ação terrorista dos Estados Unidos, a CPI servirá para discutir novos mecanismos de defesa nacional. “Precisamos analisar a capacidade do Brasil de se defender diante dessas ações”, explicou.

Na sessão, marcada para às 14h30, os 11 titulares e sete suplentes do colegiado vão eleger a direção dos trabalhos do colegiado.

Da Redação em Brasília
Com agências