Partidos indicam nomes para compor a CPI da Espionagem 

Com exceção do Bloco Parlamentar da Minoria (PSDB e DEM), todas as demais lideranças indicaram os membros que farão parte da CPI da Espionagem do Senado. A lista dos parlamentares foi lida nesta terça-feira (20) no plenário da Casa. A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que solicitou a criação da comissão, disse que há possibilidade da CPI ser instalada ainda nesta quarta (21).

“Estamos trabalhando para instalar de imediato”, disse a senadora Vanessa. Ela explicou que a falta de indicação do Bloco da Minoria não impede a instalação.

Leia também:
Vanessa quer explicação do embaixador britânico sobre brasileiro

O colegiado foi criado com a finalidade de investigar a denúncia de espionagem do governo dos Estados Unidos por meio da internet. A senadora disse que as revelações do ex-agente da CIA Edward Snowden sobre a operação sigilosa do governo dos Estados Unidos de interceptação de informações em todo o mundo evidenciam que os norte-americanos violam a soberania de outros países.

“As notícias que temos mostram que a espionagem se dá inclusive para defender de forma equivocada, e até criminosa, interesses comerciais e industriais de entes americanos”, alertou a senadora, para quem as denúncias de espionagem praticadas pelos norte-americanos por meio da internet reforçam a necessidade de debate sobre a governança multilateral da rede mundial de computadores. A parlamentar observou que hoje a internet é regida por uma entidade privada com sede em solo americano e controlada pelo governo dos EUA.

Nomes indicados

Bloco da Maioria (PMDB/PP/PSD/PV)
Titulares
Eunício Oliveira
Ricardo Ferraço
Francisco Dornelles

Suplentes
Roberto Requião
Sérgio Petecão

Bloco de Apoio ao Governo (PT/PDT/PSB/PCdoB/PSOL
Titulares
Vanessa Grazziotin
Walter Pinheiro
Aníbal Diniz

Suplentes
Pedro Taques
Lídice da Mata

Bloco da Minoria (PSDB e DEM)
Sem indicação dos dois titulares e um suplente

Bloco União e Força (PTB/PR/PSC/PRB/PPL
Titular
Eduardo Amorim
Suplente
Antonio Carlos Rodrigues

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Sen. Vanessa Grazziotin