China inaugura Mês Cultural do Brasil

O Mês Cultural do Brasil na China, iniciativa do governo brasileiro para divulgar sua cultura em vários aspectos, foi inaugurado nesta terça-feira (3) à noite na capital chinesa através do concerto Sem Mais Adeus com Francis Hime e Olívia Hime.

O show atraiu cerca de 600 pessoas, incluindo chinesas, brasileiras e outras da comunidade estrangeira no país asiático. A apresentação de Francis Hime, ao lado da mulher, Olívia Hime, demonstrou uma viagem musical e sentimental à obra de Vinícius de Moraes, ícone da Bossa Nova e que completaria cem anos em 2013.

Hime apresentou um concerto que define como atemporal, com canções como "Pela Luz dos Olhos Teus", "Berimbau" e "Samba da Bênção". O casal Hime foi parceiro de Vinícius e tinha uma forte ligação com o poeta e diplomata.

Com base no Comunicado Conjunto entre os governos chinês e brasileiro, assinado em 2011, os dois países realizarão neste ano eventos culturais recíprocos. Após a iniciativa brasileira, a China também terá uma versão similar do Mês Cultural no Brasil.

Pela primeira vez, o Mês Cultural do Brasil, programado de 3 a 29 de setembro, terá mais de 50 atividades nas cidades de Pequim, Xangai, Hong Kong, Macau, Chongqing, Hangzhou, Nanquim e Wuxi. São atrações musicais, de cinema, literatura, artes visuais.

O embaixador brasileiro na China, Valdemar Carneiro Leão, disse em uma coletiva de imprensa anteriormente realizada que o Mês cultural do Brasil tem como objetivo incentivar os interesses da população chinesa na cultura brasileira, aumentar o entendimento e a amizade entre o povo chinês e o povo brasileiro, e impulsionar o desenvolvimento constante das relações sino-brasileiras.

Fonte: Rádio Internacional da China