Obama quer defender intervenção militar na Síria na Cúpula do G20

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, defenderá na cúpula do G20 – que começará na quinta-feira (5) em São Petersburgo – sua decisão de realizar uma ação militar na Síria e buscará o apoio de outros líderes em um momento de crise na relação com a Rússia, o país anfitrião.

Em comunicado, a organização do G20 informou que o foco das atenções da cúpula será o debate sobre o crescimento econômico e a estabilidade financeira, assim como a criação de emprego de qualidade e o combate ao desemprego.

A presença do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, é avaliada por especialistas como um esforço norte-americano para conquistar apoio à ação armada na Síria. Porém, durante os debates, Obama esbarrará em grandes críticas e resistências de vários países, principalmente da Rússia e China, países aliados da Síria e contrários à intervenção.

No sábado (31/8), antes de Obama anunciar sua decisão de intervir militarmente na Síria – embora ainda precise da autorização do Congresso – Putin lhe pediu que, como prêmio Nobel da Paz, pensasse nas "futuras vítimas" antes de agir.

"É preciso fazer algo, é óbvio", mas precipitar-se e atacar o país "poderá ter consequências absolutamente opostas às que são esperadas", alertou Putin.

A viagem do líder americano, que inclui uma passagem pela Suécia na quarta e na quinta-feira, "não é uma visita à Rússia, e sim uma viagem para o encontro do G20, do qual o país é anfitrião", afirmaram altos funcionários da Casa Branca ao descartar que seja realizado um encontro bilateral entre Obama e Putin.

No início de agosto, a Casa Branca anunciou o cancelamento de uma reunião entre Obama e Putin prevista para acontecer em Moscou, antes do G20, em resposta ao asilo russo a Snowden.

"Após uma cuidadosa revisão (…) chegamos à conclusão que não há progresso recente suficiente em nossa agenda bilateral para realizar a cúpula Estados Unidos-Rússia no início de setembro", argumentou a Casa Branca.

Com informações do Portal Terra