PC da China confirma afastamento de dirigente

O departamento de organização do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) confirmou nesta terça-feira (3) o afastamento de Jiang Jiemin como chefe da Comissão de Supervisão e Administração de Bens do Estado (Sasac) por acusações de corrupção.

De acordo com a agência estatal de notícias Xinhua, esse organismo político corroborou versões circuladas na segunda (2)sobre a investigação de Jiang por "sérias violações disciplinares", ao que parece quando ocupava a presidência da Corporação Nacional de Petróleo da China (CNPC).

Jiang é o primeiro integrante do atual Comitê Central do PCCh -eleito em novembro passado – a ser submetido a investigações por corrupção.

Com uma longa trajetória, Jiang tinha sido nomeado recentemente chefe dessa Comissão encarregada de supervisionar e dirigir os bens do estado, guiar e impulsionar as reformas e reestruturação das empresas do governo, e nomear e destituir os altos executivos dessas companhias.

Nascido em 1955 e identificado como um economista renomado, Jiang também é o primeiro presidente da Sasac que é investigado desde a criação desse organismo há 10 anos e estava há apenas seis meses no cargo, já que antes ocupava a presidência da CNPC.

O alto funcionário foi vice-governador da província de Qinghai de junho de 2000 a abril de 2004, e trabalhou na indústria petroleira de 1972 a 2000 e desde 2004 até ser nomeado para dirigir a Sasac.

Fonte: Prensa Latina