Mais recursos pra educação é o desafio da II Conae/SC

O estado de Santa Catarina, após realizar as etapas municipais e regionais rumo a Conferência Nacional de Educação, segue agora para a última etapa: a estadual. Marcada para os dias 07, 08 e 09 de setembro, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, será palco de grandes debates sobre educação e seu financiamento.

Segundo a coordenadora do Fórum Estadual de Educação-SC, após este evento, a instituição colaborará com a Secretaria de Estado de Educação de Santa Catarina na formatação do Plano Estadual de Educação. Ainda de acordo com Elza, o Fórum Estadual de Educação coordenará o processo de articulação com os municípios para que estes façam os Planos Municipais de Educação e os Conselhos Municipais de Educação. Elza Moreto enfoca como a Conae pode mudar a educação brasileira, "mas tudo isto precisa receber âncora e legitimidade oficial com a aprovação do Plano Nacional de Educação, condição necessária para transformar o debate e as propostas em efetivas políticas públicas, sempre em direção à melhoria da qualidade social da educação", ressalta.

Os estudantes tem participado em todas as etapas, e tem levado as demandas regionais a essas conferências. A demanda principal é financiamento, e para tal, o debate requer muita atenção para não dispersar energias e fracionar a luta.

“Essa etapa estadual apenas finaliza um processo que começou nos municípios no início do ano. Sempre que falamos em educação, os problemas sempre se concentram na parte do seu financiamento. O grande desafio dessa II Conae é aprovar diretrizes que reforcem a grande luta travada desde 2010 com a PNE (Plano Nacional de Educação). A luta pelos 50% do fundo social soberano do pré-sal e 100% dos royalties do petróleo pra educação tem sido travada nos 4 cantos do Brasil, e não é de hoje. O Congresso Nacional aprovou há alguns meses 75% pra educação e 25% pra saúde, das verbas provenientes dos royalties de petróleo. Já é uma grande conquista, e nessa II CONAE Estadual, precisamos reforçar a pressão por essas conquistas, e assim garantir o financiamento que poderá colocar o Brasil num outro patamar em qualidade de ensino, ciência e tecnologia”, declara o presidente da união Catarinense dos Estudantes, Yuri Becker.

Vermelho/SC