Alemanha: Partido Verde tem pior resultado em quatro anos

Há duas semanas das eleições parlamentares na Alemanha, o Partido Verde – um tradicional aliado dos social-democratas – caiu para seu pior resultado no atual período legislativo de quatro anos.

Conforme a pesquisa "Barômetro Político" do canal público de televisão ZDF, o partido ecologista obteria 10%% caso ocorressem hoje eleições.

Isso significa que Os Verdes perderam mais que a metade de seus eleitores desde 2011 quando estavam com 23% nas pesquisas.

A queda dos Verdes garante à atual chanceler Angela Merkel e sua União Democrata-cristã (CDU) uma forte posição com 41%.

Enquanto isso, o Partido Social-democrata de Alemanha (SPD), como primeira força da oposição, ganharia somente 26% dos votos.

O Die Link (A Esquerda) está – segundo o ZDF – em 8%, enquanto uma recente pesquisa do instituto Forsa deixou os socialistas com 10%.

O Partido Democrático Liberal (FDP) subiu 6%, o que parece proteger seu espaço no parlamento alemão.

Novos agrupamentos como o partido de direita Alternativa para Alemanha e o Partido Pirata da Alemanha não conseguiram superar a barreira de 5%, condição indispensável para entrar no legislativo.

Os resultados de outro questionário nacional, do canal público de televisão ARD, são iguais para quase todos os partidos.

No entanto, nessa sondagem de opinião o SPD tem um ponto a mais e o FDP um ponto a menos. Surpreendente são as diferenças entre o leste e o oeste de Alemanha.

Segundo o ARD, o Die Linke pode chegar a 19% no território da antiga República Democrata Alemã, enquanto no oeste está com apenas 5%.

Enquanto isso, o neoliberal FDP receberia na parte oriental apenas 3% dos votos.

Fonte: Prensa Latina