Brasil e Cuba desenvolvem cooperação em segurança alimentar

Uma delegação de pesquisadores agrícolas e professores universitários do Rio Grande do Sul realiza uma visita à região de Matanzas, em Cuba, como parte de um projeto de colaboração em segurança alimentar.

Esse grupo do programa de Cooperação Descentralizada para a Agricultura e Soberania Alimentar dessa região e de Cuba, percorreu durante dois dias o território de Matanzas para conhecer suas potencialidades na produção de grãos, leite e frutas.

Andréia Nunes Sá Brito, coordenadora do projeto, comentou àTV Yumuri Digital que a ideia é um intercâmbio de experiências com o propósito de incrementar a elaboração de alimentos.

A comissão brasileira chegou a Cuba no dia 1º de agosto, e durante sua estada na ilha conheceu os principais institutos de pesquisas em grãos, fruticultura tropical e hortícola, onde se pretende executar investimentos em máquinas e equipamentos.

Está prevista a assinatura de convênios entre essas instituições e o grupo de trabalho brasileiro.

O programa de colaboração é impulsionado principalmente por Tarso Genro, governador gaúcho, região que garante 65 por cento do arroz que o Brasil produz.

Prensa Latina