Evaldo Lima repudia atos de espionagem americana
O parlamentar do PCdoB declarou apoio a presidente Dilma Rousseff e exigiu explicações do governo dos EUA.
Publicado 06/09/2013 10:09 | Editado 04/03/2020 16:27
O vereador Evaldo Lima usou o tempo do pequeno expediente da sessão ordinária da última quinta-feira (05/09), para repudiar as recentes denúncias de espionagem ao governo da presidenta Dilma Rousseff e cidadãos brasileiros, cometidas pela Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos. “George Orwell escreveu o livro ‘1984’ que alertava para um cenário de terror em que um ‘Big Brother’ vigiava a todos, não podemos permitir que o mundo chegue a este ponto. A espionagem é uma prática gravíssima que afeta o fundamento das relações entre estados soberanos”, afirma Evaldo.
Segundo Evaldo, as relações internacionais prezam pelo respeito à autodeterminação dos povos. “Estas são atividades ilícitas perante o direito internacional e vêm causando grande indignação ao nosso povo”, diz. Evaldo Lima destacou ainda a importante Comissão Parlamentar de Inquérito instalada no Senado Federal e as recentes declarações da bancada do PCdoB em Brasília. “O Senado brasileiro já instalou uma CPI que vai investigar as práticas de espionagem norte-americanas, fruto da iniciativa da senadora comunista Vanessa Grazziotin, que também a presidirá”.
O Governo Federal, que já assume uma posição rigorosa contra as acusações de espionagem, também recebeu o apoio do vereador de Fortaleza. “O governo da presidenta Dilma já está se mostrando firme frente a esta ação hostil e despropositada. A denúncia deve fortalecer ainda os interesses brasileiros nas organizações internacionais”, diz. Evaldo concluiu o pronunciamento conclamando todas as forças políticas a se unirem pelo país. “Independentemente de ser situação ou oposição, devemos exigir uma explicação dos EUA, bem como uma necessária retratação perante o Brasil e à comunidade internacional”.
Fonte: Assessoria do vereador Evaldo Lima (PCdoB)