Milcíades Gadelha recebe título de cidadania piauiense

Milcíades dedicou grande parte de sua vida ao ensino e pesquisa acadêmica no Piauí.

Dalton Macambira, Milcíades, José Carvalho
Atendendo proposição da deputada Nize Rêgo (PSB), a Assembleia Legislativa realizou na manhã desta quinta-feira (05) sessão solene especial para entrega do título de cidadania piauiense ao agrônomo cearense Milcíades Gadelha de Lima.

Em seu discurso a deputada Nize disse que Milcíades era um legítimo representante do Nordeste brasileiro, “de um povo amigo, alegre e apesar das dificuldades, sem perder a altivez, solidário nos momentos difíceis, trabalhador, dedicado, fraterno e cristão”.

Engenheiro Agrônomo, Professor do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Piauí, Doutor em Hidrometeorologia pela USP, Milcíades Gadelha nasceu no Estado do Ceará em Tabuleiro do Norte, mas dedicou grande parte de sua vida ao ensino e pesquisa acadêmica no Piauí, sempre foi um defensor da democracia, na década de 1980, o professor Milcíades se aproximou de estudantes que lutavam contra a ditadura militar e pela democratização da universidade.

"Milcíades deu grandes contribuições ao nosso estado: formou uma geração de estudantes, professores e técnicos em agronomia e áreas afins e ajudou enormemente, com estudos científicos, as instituições onde trabalhou: na Embrapa, Emater e UFPI. Na Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (SEMAR), como diretor de recursos hídricos, deu contribuições decisivas na elaboração do Plano Estadual de Recursos Hídricos e do Plano Estadual de Combate a Desertificação. Extremamente competente e humilde, o mais novo cidadão piauiense conquistou de direito o que já era na prática de fato, foi conquistado pelo Piauí e conquistou o coração de todos nós. Parabéns professor!", ressalta Dalton Macambira, Secratário Estadual de Meio Ambiente.
 

Para José Carvalho, Coordenador do DNOCS-PI, o professor Milcíades Gadelha sempre compôs com o segmento progressista dentro da universidade, isso o aproximou do PCdoB, Partido ao qual hoje é filiado. Desempenhou um importante papel como Diretor de Recursos Hídricos da Secretaria de Meio Ambiente do Piauí, e agora atua na Fundação Agente, entidade que executa ações na área ambiental e agrícola na nosso Estado.
 

Ao usar da palavra, Milcíades disse que estava bastante emocionado com a honraria. “É com alegria e satisfação que recebo este título de cidadania piauiense e passar a integrar um estado rico e belo em sua história, cultura, geografia e, especialmente, de sua gente”. Milcíades também agradeceu os teresinenses que primeiro lhe acolheram.

Confira na íntegra o discurso de Milcíades Gadelha: http://www.alepi.pi.gov.br/noticiasConteudo_inc.php?idNoticia=586 
 

Fonte: Alepi / Redação Vermelho Piauí