Síria diz que ataque dos EUA é um perigo para todo o mundo

O vice-ministro sírio das Relações Exteriores, Faisal Meqdad, advertiu nesta sexta-feira (6) que qualquer ataque dos Estados Unidos contra seu país constituirá um perigo para todo o mundo.

Durante uma entrevista retransmitida pelo canal sírio de televisão ‘Ejbaria’, Meqdad instou o Congresso estadunidense a tomar decisões corretas e sábias, a respeito da proposta do presidente norte-americano, Barack Obama, de levar a cabo uma intervenção militar na Síria. 

Meqdad defendeu que a “guerra contra a Síria” busca beneficiar o regime de Israel, que está por trás da eventual intervenção contra o país árabe.

“Esta guerra que vai começar contra a Síria é uma guerra perigosa, e ameaça a paz e a segurança do mundo (…) Israel está por trás de tudo e Obama não deve esquecer que os EUA ficaram isolados”.

Igualmente, Meqdad elogiou a postura de Moscou e a qualificou de “ética e responsável”.

Durante a cúpula de dois dias do G-20, que terminou na sexta-feira na cidade russa de São Petersburgo, antiga Leningrado, o presidente russo, Vladimir Putin, assegurou que o uso de armas químicas na Síria foi uma provocação dos terroristas, que buscam apoio, e anunciou que Moscou ajudará Damasco, se ocorrer uma intervenção militar.

Ao término da reunião, Putin assegurou que a maioria dos líderes do G-20 está contra uma intervenção militar e advertiu que uma ação unilateral contra a Síria constitui uma clara violação da resolução da ONU, por isso aqueles que agem fora do marco do ente internacional, o fazem à margem da lei.

Washington e alguns de seus aliados ocidentais e regionais, que há mais de dois anos apoiam os bandos armados na Síria, não conseguiram derrocar o presidente sírio, Bashar al-Assad, e estão ameaçando lançar uma operação militar contra a Síria, sob o pretexto de que o Exército deste país utilizou armas químicas em 21 de agosto último, o que tem sido categoricamente negado pelas autoridades sírias.

Diante dessas ameaças, governos e cidadãos de diferentes partes do mundo manifestaram seu repúdio a esta retórica belicista dos EUA e advertiram que uma agressão contra a Síria acarretará consequências negativas em todos os países da região.

Hispan TV